26 de Abril de 2025
26 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
26 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024, 11:00 - A | A

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024, 11h:00 - A | A

Luto

Morre Ivens Cuiabano Scaff, médico, poeta e escritor

Ivens era um dos principais infectologistas do Estado

Rojane Marta/ VGN

Morreu na madrugada desta quarta-feira (21.02) o médico, poeta e escritor Ivens Cuiabano Scaff, aos 72 anos, em decorrência de complicações surgidas após um procedimento cirúrgico, realizado em Brasília. Scaff lutava contra um câncer no fígado há um longo período, enfrentando bravamente os desafios impostos pela doença.

Ivens Scaff era figura proeminente na medicina do Estado, tendo sido professor aposentado do Hospital Júlio Müller e um dos principais infectologistas da região. Além disso, desde 1994, fazia parte da Academia Mato-grossense de Letras (AML), onde ocupava a cadeira 7. Segundo a AML, é provável que o velório ocorra em suas instalações, honrando sua trajetória de uma década como membro da instituição.

Como escritor, Scaff deixou um legado valioso através de suas obras, inspirando gerações com sua poesia e literatura. Títulos como "Kyvaverá", "O amor são asas de Ícaro", "Uma maneira simples de voar" e "Mil Maneiras" imortalizaram seus versos e pensamentos, enriquecendo o cenário cultural de Mato Grosso e além.

Em nota, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, juntamente com a primeira-dama Márcia Pinheiro, expressaram seu pesar pela perda, destacando a importância de Scaff para a capital mato-grossense.

“Scaff foi uma figura marcante na nossa capital. Sempre muito atuante, ele contribuiu não apenas para a saúde pública como médico infectologista, mas também enriquecendo a cultura mato-grossense com sua poesia e literatura”, disse o prefeito.

“Neste momento de dor e consternação, prestamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de trabalho do Dr. Ivens Scaff. Que seu legado de dedicação à medicina, à literatura e à cultura de Cuiabá perdure como fonte de inspiração e orgulho para todos nós. Sua partida deixa um vazio imensurável em nossa cidade e em nossos corações. Para sempre será lembrado como ua pessoa sensível, acolhedora e carinhosa”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760