30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 11 de Novembro de 2023, 10:05 - A | A

Sábado, 11 de Novembro de 2023, 10h:05 - A | A

LUTO

Morre aos 90 anos, "seo Zé" da Casa Pereira - o "Senadinho" de Várzea Grande

Amigos e familiares do poconeano José Maria Pereira Leite, - seo Zé, 90 anos, estão em luto

Edina Araújo/VGN

Amigos e familiares do poconeano José Maria Pereira Leite, - seo Zé, 90 anos, estão em luto. O seo Zé da Casa Pereira, como era carinhosamente conhecido por muitas décadas, o “Senadinho” de Várzea Grande, morreu ontem (10.11), por volta das 19 horas. O corpo de seo Zé está sendo velado na Capela do Cemitério Recanto da Paz, e será sepultado às 15h30 no São Francisco de Assis, 373-495 – Centro, Várzea Grande.

Segundo sua filha, Vânia, seo Zé estava internado desde o dia 23 de outubro, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Complexo Jardim Cuiabá, com broncopneumonia – e, ontem teve um choque séptico e não resistiu. 

“Para piorar a situação, o médico, Dr. Elber pneumologista, que estava cuidando da saúde do meu pai, faleceu no dia em que deu a alta para ele”, contou Vânia ao . Seo Zé, deixa esposa, um casal de filhos, oito netos, seis bisnetos e uma legião de amigos.

Seo Zé da Casa Pereira recebeu governadores, senadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, sempre respeitoso, educado e disposto a ouvir. Entre os governadores que o visitaram estão, Jayme Campos, Blairo Maggi, Silval Barbosa e Pedro Taques. Os prefeitos de Várzea Grande todos passaram por lá, o ex-diretor do Dnit, Luiz Antônio Pagot tinha um carinho especial pelo “seo Zé”.

Em uma oportunidade, o ex-governador Blairo Maggi visitou a Casa Pereira e ao final da conversa, foi presenteado com uma botina, vendida de sua loja. "Esse presente é para o senhor", disse o comerciante ao entregar o presente a Maggi, que agradeceu e calçou a botina.

Seu Zeo, sofreu dois baques fortes, em 2020, quando perdeu dois filhos, vencidos pelo câncer.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) lamentou a morte do seo José Pereira e destacou que é uma grande perda para o município. "Uma pessoa que será lembrada para sempre, pela generosidade, acolhedora e um bom ouvinte. Que Deus conforte o coração de seus familiares neste momento de dor", externou Kalil Baracat.

Leia matéria relacionadaCasa Pereira – “O Senadinho de Várzea Grande” fecha suas portas em Várzea Grande

Casa Pereira - Aberta em 1922, como Bazar Várzea-Grandense, depois de 32 anos, em 1954, o poconeano José Maria Pereira Leite, - seo Zé, assumiu o negócio do sogro - e alterou o nome do comércio para Armazém São Sebastião. Seo Zé, 89 anos, é casado com a várzea-grandense, Izabel Dalila da Costa Leite.

Em 1991, os filhos, José Gonçalo Pereira Leite e Joni Santana Pereira Leite, assumiram o comércio da família e nova alteração contratual foi feita - e desta vez o Armazém São Sebastião, passou a ser chamado de Casa Pereira – o “Senadinho de Várzea Grande”. Porém, em 2020, Seo Zé e dona Izabel, perderam seu filho Joni, aos 57 anos, vítima de câncer.

Apesar de nunca ter exercido cargo público, era considerado o braço “político” da família. Ele gostava de discutir política, dar sua opinião, era articulador da Casa. Ponto de encontro – No local, os políticos, pretensos políticos e os “analistas políticos” se reuniam para discutir o destino de Várzea Grande e de Mato Grosso.

De geração para geração - Um comércio que passou de sogro para genro, de pai para filhos, fecha as portas depois de 100 anos de história. Para tristeza dos frequentadores acostumados a passar no local para “jogar dois dedinhos de prosa fora” com o seo Zé, ou para tomar um guaraná ralado, não terá mais o Senadinho de VG.

Em janeiro deste ano, em entrevista ao , José, um dos sócios e o filho mais novo de seo José, revelou que cada vez que tinha que entrar no estabelecimento para buscar algum objeto – saia de lá com o peito apertado, com vontade de chorar. “Não tenho coragem de abrir e fechar o comércio, dá vontade de chorar de tanta tristeza”.

José contou que está aposentado há três anos, e sua carteira de trabalho foi assinada pelo pai em 1980. Segundo ele, nunca trabalhou em outro lugar, sempre ao lado do pai – mas devido à saúde precária, dele e do pai, aliados ao baque que a família sofreu em 2020, com a perda dois irmãos, Joni e Vanda Pereira, que morreu três dias após a morte de Joni, a concorrência muito forte, e a queda nas vendas, fizeram com que chegassem à decisão de encerrar as atividades comerciais.

“Meu pai não queria que encerrássemos as atividades, mas devido à idade, que faz 90 anos em setembro, estou com problema na coluna e preciso ir ao médico. Faço fisioterapia, aliado a isso tudo, tem três lojas vizinhas a Casa Pereira, que incomodam muito com som alto. Já reclamamos e nada foi feito. Você já não está bem de saúde, e mais o barulho o dia todo, que você nem consegue conversar com os clientes, aí decidimos, após uma reunião, fechar as portas. Mas é uma tristeza muito grande”, desabafou José.

Apelo – O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat foi até o seo Zé e ao filho José Gonçalo para tentar persuadi-los a não fechar o comércio, mas sem sucesso. “Kalil nos procurou pedindo para não fecharmos a Casa Pereira, mas a decisão já está tomada. Estamos aguardando os trâmites legais para encerrar legalmente as atividades nos órgãos competentes, mas desde 23 de dezembro estamos com as portas fechadas”, contou José.

Família tradicional – Desde de que se casaram, seo Zé e sua esposa, a várzea-grandense Izabel Dalila da Costa Leite, moraram no mesmo endereço, na rua Salim Nadaf, em Várzea Grande.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760