Moradores próximo à Lagoa do Jacaré, situado na Cohab do Cristo Rei, em Várzea Grande, alertam para risco de transbordamento e reclamam de sujeira na área de preservação permanente. Segundo o morador Joel Paulo, a Prefeitura tirou todas as casas da área ambiental, fizeram uma limpeza, mas não foi bem feito.
“A preocupação nossa é referente a água da Lagoa, que está bem na borda e não começaram as chuvas. A nossa preocupação é se chover a água da lagoa vai alagar e invadir as casas. Tem que fazer uma abertura, um corredor para a água passar, caso contrário, vai para o lado da 31 de março”, reclamou o morador Joel Paulo - emendando - "Ainda bem que foto não tem cheiro. Tá horrível aqui”, disse o internauta sobre o lixo jogado próximo à Lagoa do Jacaré.
Ele informou ainda, por meio do WhatsApp (65) 9957-5760) para sugestão de pauta dos internautas , que a Subprefeitura fez uma limpeza do lado mais sujo, sendo retirado mais 30 caminhões de entulho, mas não foi feito todos os trabalhos necessários. “Existe a necessidade de retirar todos os arbustos dentro da lagoa, precisa de limpeza do canal da lagoa, que a água tenha saída. Também precisa de aterramento em torno da lagoa”, disse o morador.
Outro lado - Em nota, a Prefeitura de Várzea Grande informou que ainda que não foram concluídos os trabalhos de retirada de entulhos e lixo da Lagoa do Jacaré, bem como, pelo e a colaboração de todos para evitar o desrespeito a legislação e se necessário denunciarem aqueles que não respeitam para que sejam punidos.
Já a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável - SEMMADRS informou que assume o compromisso de verificar in-loco a situação e acionar os setores da Prefeitura que possam atuar para evitar possíveis transtornos para os moradores da região. "A princípio será necessário intervenções por parte da Administração Regional do Cristo Rei, da Secretaria de Serviços Públicos e da Secretaria de Obras, do município."
NOTA DE ESCLARECIMENTO
As Secretarias Municipais de Comunicação Social; Assuntos Estratégico; Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável em atenção ao pedido de esclarecimento deste conceituado órgão de imprensa informa:
* A Área de Preservação Permanente - APP, onde se localiza a Lagoa do Jacaré, já foi desocupada pela Administração Municipal em parceria com órgãos de controle, mas novamente e de forma irregular alguns moradores voltam a ocupar espaços que ferem a legislação;
* No tocante a reclamação de limpeza, nos últimos 13 dias foram retirados cerca de 30 caminhões de lixo e entulho em sua grande maioria deixados lá pela própria população;
* São mais de 400 mil quilos de lixo, entulho e até mesmo restos de matérias de construção, eletrodomésticos, móveis entre outros, o que acaba prejudicando a própria população residente no entorno, além de outros bairros com lixo e riscos de transbordamento.
Os órgãos municipais informam ainda que não foram concluídos os trabalhos de retirada de entulhos e lixo da Lagoa do Jacaré.
Também informam que monitoram a localidade e gostariam de poder contar com a colaboração de todos para evitar o desrespeito a legislação e se necessário denunciarem aqueles que não respeitam para que sejam punidos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).