Mais uma vez os moradores e comerciantes da região do Centro Sul de Várzea Grande sofrem com tráfego de caminhões pesados e baú que arrastam fiações de telefonia dos postes, causando transtornos. Desta vez, o site , foi afetado com o problema.
Nessa quarta-feira (03.01), um caminhão baú passou pela rua Carlos de Castilho, no bairro Jardim Imperador, arrastou a fiação que fica quase em frente a Ordem dos Advogados Seccional de Várzea Grande (OAB/VG) e próximo à Prefeitura. O incidente aconteceu por volta das 15h, pouco menos de 1hora, outro caminhão passou no mesmo local e novamente enroscou na fiação e derrubou mais fiações e danificou a calha da casa. Na manhã desta quinta-feira (04), novamente um caminhão arrastou outras fiações, causando novos transtornos e prejuízos ao .
Estes não são eventos isolados, a cidade está com os postes todos comprometidos, com todo tipo de fiação pendurada, um verdadeiro horror e sem fiscalização.
O subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Virdinei – popular Ney Madureira, explicou que a Energisa, responsável pela locação dos postes para as empresas de telefonia, deve garantir a fiscalização adequada da fiação. Madureira afirmou que notificará a concessionária para garantir que as inspeções sejam realizadas. Enquanto persistir o "jogo de empurra", a população vai continuar arcando com os prejuízos.
Comerciantes já tiveram que fechar o estabelecimento, ficar mais de 24 horas sem energia, por conta de caminhões que derrubaram fios de alta tensão da própria Energisa. Os moradores da região já perderam eletrodomésticos que queimaram com a queda de luz.
Leia mais: Caminhões enroscam em fiação, derrubam postes e deixam moradores sem energia em VG
Outro lado: A Energisa esclarece que está realizando um mutirão de regularização de fios de telecomunicação em todo o estado. Nesta semana, a ação está sendo realizada em algumas regiões de Cuiabá. Só em 2023 foram retirados mais de 50 toneladas de fios em todo o Estado.
A concessionária reforça que as regularizações dos fios soltos, baixos e inativos são focadas na segurança da população.
A companhia também esclarece que a ANEEL e ANATEL estabelecem responsabilidades para o uso compartilhado dos postes. A companhia cede o espaço para os cabos de telefonia e internet e é de responsabilidade das empresas de telecomunicação, fazer a instalação e manutenção deste cabeamento.
A população pode colaborar informando esses locais via canais de atendimento. Além disso, nunca tocar em fios soltos. Mesmo os de telefonia e internet podem estar energizados, gerando acidentes.
Canais de atendimento
.- Assistente Virtual Gisa: www.gisa.energisa.com.br;
- Site da Energisa: www.energisa.com.br;
- App Energisa On;
- Call Center 0800 646 4196;
- Agências de atendimento.
Leia também: Comércios de VG sofrem novo "apagão" após caminhão arrastar fiação elétrica
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).