29 de Abril de 2025
29 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
29 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 13 de Março de 2024, 17:00 - A | A

Quarta-feira, 13 de Março de 2024, 17h:00 - A | A

Veja vídeos

Morador de VG denuncia suposta "indústria de multas" em vídeo; secretário nega

O flagrante foi feito na avenida Ulisses Pompeu de Campos

Rojane Marta/ VGNJur

Uma denúncia de suposta "indústria de multas" operada por fiscais de trânsito em Várzea Grande foi enviada na manhã desta terça-feira (13.03) ao .

Em vídeo, o morador mostra um veículo de fiscalização estacionado de forma oculta, com dois servidores no interior, segundo ele, aplicando multas aos motoristas que passavam pelo local. Ele questiona a prática de fiscalização de trânsito na cidade, e indaga se tais métodos são justos ou se configuram uma tentativa de aumentar a arrecadação por meio de multas.

A gravação evidencia a frustração do morador com a ação dos fiscais, acusando-os de atuar de maneira oculta e sem os devidos sinais de identificação de operação de trânsito, como o uso do giroflex.

No vídeo, o morador expressa sua indignação e cobra uma fiscalização por parte dos vereadores de Várzea Grande. O flagrante foi feito na avenida Ulisses Pompeu de Campos.

“Peguei mais um flagrante aqui de irresponsabilidade por parte da fiscalização de Várzea Grande. Olha aqui, os caras pagando de polícia, multando o povo escondidos. Isso aqui é inexplicável, mais uma vez flagrados escondidos, multando o povo sem autorização, sem giroflex, nada. Escondidos dentro da viatura, vamos checar isso mais tarde. Os dois ali dentro, só multando o povo. Vocês não têm vergonha na cara? Vamos ver se estão certos, mas vamos ver se os cidadãos aí, os dois aí, entendem? Vamos ver se estão certos. Mais uma denúncia contra vocês”, diz o morador, indignado.

Outro Lado - A reportagem do conversou com o secretário de Mobilidade Urbana, Breno Gomes, para saber se haverá alguma recomendação aos servidores, ou se é de praxe esse tipo de fiscalização, bem como para saber se a ação configura indústria de multas.

Contudo, o secretário negou que os fiscais estariam multando no momento do flagra. “Primeiro, o que está ocorrendo são falsas informações que os agentes estão multando dentro do veículo, eles são orientados a observar o trânsito para melhorar o fluxo, como exemplo da avenida Mário Andreazza no seu horário de pico. O que ocorre é que os agentes são resguardados pela NR 15 e NR 17, onde eles têm um período de descanso após a exposição ao sol, isso é lei”, explicou.

O secretário complementou que as infrações só são lavradas quando os agentes estão fora do veículo e quando não tem outro recurso a não ser aplicação da multa. “Caso sejam infrações graves, como dirigir na contramão, dirigir falando ao celular!”, exemplificou.

Conforme Breno, “a orientação é que quando ocorrer esse tipo de situação, os agentes não saiam do veículo, evitando assim conflitos mais graves”. Ao concluir, ele pediu aos motoristas para respeitarem as leis de trânsito.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760