26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 13 de Janeiro de 2019, 12:35 - A | A

Domingo, 13 de Janeiro de 2019, 12h:35 - A | A

Má conduta

Ministério Público ingressa com ação e pede exoneração de policial civil

José Wallison/VG Notícias

Reprodução

Policia Civil

 

O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com uma ação civil pública para pedir a perda da função pública do policial civil, Renato de Oliveira Alves, por ter usado um veículo oficial disfarçado e a arma da Polícia para atirar no carro do um policial militar que tinha relacionamento com sua ex-namorada. Açõa foi proposta pela promotora de Justiça, Ana Paula Silveira Parente, em 07 de janeiro.

A promotora requer que o policial civil ainda reponha o erário, tenha os direitos políticos suspensos de oito a 10 anos.

Consta dos autos, que no dia 25 de agosto de 2016, por volta das 01h45, Renato atuava na Delegacia de Polícia de Chapada dos Guimarães e ele utilizou a viatura descaracterizada da Polícia Civil deslocando-se até a residência de sua ex-companheira.

“RENATO DE OLIVEIRA NEVES, utilizou uma arma de fogo, pistola marca TAURUS, modelo 940, Calibre .40, de propriedade da Polícia Judiciária Civil, para ameaçar sua ex-convivente e danificar o veículo gol, de cor vermelha, pertencente a Moisés de Moura Andrade, efetuando uma série de disparos contra o aludido carro”, consta do documento.

Conforme a investigação do MPE, Renato teve um relacionamento de seis anos com a referida mulher e já tinham terminado há oito meses. O policial civil teria ingerido bebida alcoólica e ido na casa de sua ex-convivente, que residia com sua irmã, cunhado e sua sobrinha de nove meses.

“Ato contínuo, o requerido, em estado de fúria e descontrole supostamente tomado por ciúmes, passou a bater com a arma de fogo nas janelas da residência, determinando que a ex abrisse a porta”, relata no documento.

Ela abriu a porta e ele disse “eu vou empurrar esse cara”, se referindo ao policial militar. “Não conseguindo encontra-lo dentro da casa, evadiu-se do local, e, ainda na frente da residência, efetuou pelo menos dez disparos contra o veículo gol de propriedade de MOISÉS que se encontrava estacionado próximo, causando danos no veículo”, consta.

A promotora relata que Renato praticou o ato de improbidade administrativa. “Ante o exposto, diante do que consta nos autos, não restam dúvidas a respeito da utilização de veículo público e arma de fogo pública em benefício particular, agindo de forma ilícita e imoral, utilizando-se de patrimônio público em causa própria”, disse Ana Paula.

“e) seja o requerido Renato de Oliveira Neves condenado nas sanções civis relacionadas no art. 12, da Lei n. 8.429/1992, de acordo com a individuação e gradação de suas condutas; f) seja o demandado condenado a ressarcir ao erário estadual todo prejuízo suportado em razão da utilização indevida do veículo público e da arma de fogo, nos moldes do art. 18 da Lei n. 8.429/1992”, pede a promotora.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760