O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil contra o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), por não devolver dinheiro a universitários, por cobrança irregular dos valores do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Conforme a portaria 314/2014 do MPF, o valor das mensalidades cobrado pela instituição seria superior ao que estabelece o Fies, lesando assim os estudantes.
Segundo informações repassadas pelo órgão federal, os acadêmicos na intenção de reaver o dinheiro cobrado de forma irregular, teriam ingressado com uma ação na Justiça e uma decisão teria determinado que a Univag devolvesse o dinheiro. No entanto, o Centro Universitário descumpriu a decisão e não efetuou a devolução.
Ainda de acordo com o MPF, a Univag já foi notificada a apresentar defesa sobre a denúncia dos acadêmicos e nos próximos dias deve encaminhar ao órgão federal os argumentos e documentos referentes ao caso.
Importante destacar que no início do ano, a instituição de ensino teve os repasses do Fies bloqueados pela Justiça, dinheiro esse repassado pelo Governo Federal. Na época, o problema provocou a atraso no pagamento dos professores da Univag iniciando assim uma greve. Confira matéria relacionada.
Outro lado – A reportagem do VG Notícias entrou em contato com a Universidade, mas foi informada que a pessoa que poderia prestar esclarecimento não estava no momento e não retornou a ligação até o fechamento da matéria.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).