Bernardo Viana Goular, de 3 anos, morreu de pneumonia no último domingo (09.07) no município de Sorriso (a 420 km de Cuiabá). A informação foi repassada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
O menino era morador de Sinop, porém foi transferido pela falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica na rede pública. Na nota, a SES-MT disse que Bernardo chegou no Hospital Regional de Sorriso em estado grave, com desconforto respiratório e necessidade de oxigênio.
“A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que o paciente B.V.G foi transferido para o Hospital Regional de Sorriso devido às necessidades clínicas do quadro de pneumonia grave com derrame pleural. O paciente chegou à unidade em estado grave, com desconforto respiratório evidente e necessidade de oxigênio”, diz trecho da nota.
A SES-MT afirmou que a gestão do Hospital Regional de Sinop trabalha para colocar os leitos de UTI em funcionamento, “tendo em vista que a empresa vencedora da licitação não cumpriu com os requisitos contratuais”.
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Joaquim, em decisão publicada nessa segunda-feira (10.07), apontou excesso de formalismo do Governo do Estado na contratação da empresa privada, e destacou que foi observada a importância da prestação do serviço na saúde.
Leia Mais - Conselheiro aponta excesso de formalismo do Governo para contratação privada de leitos de UTI
Entenda - Bernardo deu entrada na Policlínica de Sinop no dia 1° de julho, com sintomas gripais. Um dia depois, ele retornou para receber atendimento médico, mas teve alta. No dia 04 de julho, o menino voltou a piorar e foi levado novamente a Policlínica.
Diante da gravidade, Bernardo foi encaminhado de ambulância para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Os exames indicaram pneumonia e ele seguiu internado até a última quinta-feira (06), quando foi transferido para o Hospital Regional de Sorriso, vindo a óbito no último domingo (09).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).