O governador Mauro Mendes (DEM) declarou que pretende convocar agentes penitenciários para atuarem no Centro de Detenção Provisória de Jovens e Adultos de Várzea Grande, depois da unidade ser concluída. “Nós precisaremos de mais profissionais e, na medida do necessário, eu tenho certeza que nós vamos convocar aqueles profissionais para recompor as nossas forças de segurança”, disse.
A declaração de Mendes ocorreu após ser cobrado quanto a nomeação desses profissionais. Segundo ele, não há “absolutamente nada contra fazer algum tipo de nomeação, porém, um governador precisa respeitar muitas leis”.
Conforme Mendes, o Governo está “segurando” novas contratações devido ao fato de que a folha de pessoal do Estado chegava a 58% no início do ano, enquanto a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que Mato Grosso gaste 49%.
“Existe a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal, que diz que o Estado de Mato Grosso só pode gastar 49% de tudo que arrecada com a folha de pessoal. Isso está na lei, é uma lei federal e impõe sanções duríssimas ao Estado e até ao governador e ao secretário de Fazenda se não cumprir”, explicou.
A obra - Em fevereiro deste ano, a assessoria do Estado afirmou que 79,30% da obra do presídio está concluída.
O Centro de Detenção Provisória de Jovens e Adultos de Várzea Grande está localizado na rodovia MT-351, próximo ao distrito de Pirizal, e terá capacidade de abrigar 1.008 presos. Além disso, a nova penitenciária Estadual contará com duas unidades, sendo a “A”, que abrigará 684 detentos e a unidade “B”, onde ficarão 335 reeducandos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).