O governador do Estado, Mauro Mendes garantiu em coletiva a imprensa nesta segunda-feira (16.03) que não há nenhum caso confirmado do coronavírus em Mato Grosso. Confira matéria relacionada.
Segundo ele, o caso suspeito do homem de 48 anos internado no Hospital Santa Rosa, na Capital, não foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). “Em Mato Grosso não temos ainda nenhum caso confirmado, agora tarde saiu a notícia sobre um caso, mas a Secretaria Municipal, Estadual de Saúde ainda não reconhece porque não seguiu o protocolo”.
De acordo com a Secretaria, o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso e a Vigilância em Saúde do Município e do Estado não receberam nenhuma amostra para a realização de contraprova do caso suspeito de coronavírus, em Cuiabá, e que a notificação do caso não consta em nenhum sistema oficial do estado.
Ainda conforme a Saúde, “qualquer caso suspeito e/ou confirmado para COVID-19 deve ser notificado no sistema de informação do Ministério de Saúde”. “Portanto, para a autoridade sanitária do Estado, o resultado positivo para COVID-19 somente será considerado após a realização de contraprova ou a apresentação de documento que valide o referido laboratório a realizar as análises”.
O Hospital Santa Rosa afirmou em nota no início da tarde de hoje que o morador de Cuiabá de 48 anos, que chegou recentemente da Itália, foi internado na Unidade com sintomas da doença. Conforme a nota encaminhada pela Unidade de Saúde, a infecção viral foi confirmada em uma primeira prova do teste PCR em tempo real. O paciente segue estável, sendo monitorado em isolamento respiratório na instituição.
“No momento está realizando exames diagnósticos para avaliar uma possível internação, seguindo protocolos do Ministério da Saúde. Cumprindo o protocolo oficial, o caso foi notificado para a Vigilância Epidemiológica do Estado de Mato Grosso e aguarda os resultados da contraprova pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso”, diz a nota.
Confira nota da SES na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT), esclarece questões ligadas ao resultado positivo para SARS-CoV-2, veiculado na mídia nesta segunda-feira (16).
A SES informa que, para realizarem a análise para COVID-19, os laboratórios privados precisam atender à metodologia de RT-PCR, preconizada pelo Ministério da Saúde e comprovada a validade por unidade de referência. Além disso, qualquer caso suspeito e/ou confirmado para COVID-19 deve ser notificado no sistema de informação do Ministério de Saúde.
Diante disso, o órgão estadual informa que o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (LACEN-MT) e a Vigilância em Saúde do Município e do Estado não receberam nenhuma amostra para a realização de contraprova e que a notificação do caso não consta em nenhum sistema oficial do estado.
Portanto, para a autoridade sanitária do Estado, o resultado positivo para COVID-19 somente será considerado após a realização de contraprova ou a apresentação de documento que valide o referido laboratório a realizar as análises. A SES ainda enfatiza que todas as medidas para o esclarecimento do caso estão sendo tomadas.
Ascom | SES-MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).