O ranking de Competitividade dos Estados divulgado nesta terça-feira (13.09) avaliou o desempenho de 27 Estados, em 10 temas considerados estratégicos para promover a competitividade e melhorar a gestão pública. Dentre os 10 temas, 86 indicadores avaliados são: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.
Mato Grosso subiu dois pontos no ranking geral e alcançou a 7ª posição. Na questão de Solidez fiscal - o Estado ficou na 2ª colocação; na Segurança Pública na 9ª colocação e, em Eficiência da Máquina Pública na 11ª colocação. No entanto, os dados indicam queda de desempenho em quatro dos 10 pilares avaliados: Capital Humano (-9), Segurança Pública (-6), Inovação (-6) e Educação (-5).
São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Mato Grosso, são as cinco unidades da federação com maior competividade no país, conforme o ranking divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e pela consultoria Tendências. Contudo, na outra ponta, dos menos competitivos, aparecem os Estados do Norte e Nordeste do país: Pará (23º), Acre (24º), Piauí (25º), Maranhão (26º) e Amapá (27º).
O ranking promove, conforme destacado na pesquisa, a competição saudável e faz com que Estados e Municípios melhorem os serviços públicos, para atrair empresas, trabalhadores e estudantes para se desenvolverem social e economicamente.
O Ranking de Competitividade dos Estados é realizado há 11 anos pelo CLP (Centro de Liderança Pública), com parceria técnica da Tendências Consultoria.
Leia também
Mauro faz reunião em VG, cita honestidade de Kalil e diz não confiar no prefeito de Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).