Mais de 600 professores aprovados no concurso público do Estado em 2010 cobram da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a imediata convocação para tomar posse nos cargos.
A reportagem do VG Notícias recebeu denúncia de que quase três anos depois do último concurso público realizado pelo Estado, mais de 600 professores aprovados ainda estão aguardando serem convocados para ocupar vagas na rede estadual de ensino.
Segundo a denúncia, o Estado assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) para convocar todos os aprovados no concurso público. A denúncia cita também que atualmente o Estado mantém um grande número de professores contratados que poderiam ser “substituídos” pelos aprovados em concurso.
Ainda segundo a denúncia, os aprovados que buscam alguma informação sobre quando os demais aprovados serão chamados se deparam com um jogo de “empurra” entre a Secretaria de Estado de Administração (SAD) e a Seduc.
“Ligamos na Seduc e eles falaram que devemos falar com a SAD porque já mandaram a lista de nomeação para lá. Ligando na SAD eles falam que a Seduc não mandou lista nenhuma e pedem para ligar na Seduc”, diz denúncia.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), alguns professores estão tomando posse nos cargos devido a ações judiciais que o sindicato vem propondo, mesmo havendo vagas na rede para ser preenchidas. O sindicato disse ainda, que desde fevereiro deste ano a Seduc havia garantido que todos os aprovados seriam chamados para tomar posse, mas até agora isso não ocorreu.
Outro Lado – Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) garantiu que das 3 mil vagas disponíveis para professor da rede estadual de educação foram preenchidas 2.801 vagas. As 199 vagas que estão abertas em alguns municípios, não foram preenchidas porque os candidatos que concorreram não conseguiram aprovação.
Conforme a nota, a Secretaria ainda deu posse para 1.380 classificados, ou seja, 1.181 a mais das vagas que foram disponíveis. Estes convocados tomaram posse por força judicial impetrada pelo Sintep.
A Seduc negou em nota que foi firmado TAC com o Ministério Público e disse que irá realizar um estudo para contratação de mais aprovados e deve procurar o MPE para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).