26 de Fevereiro de 2025
26 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 08 de Março de 2017, 08:06 - A | A

Quarta-feira, 08 de Março de 2017, 08h:06 - A | A

justiça eleitoral

Mais de 55 mil eleitores podem perder título em Mato Grosso

Redação VG Notícias

titulo

 

Em Mato Grosso, 55.829 eleitores que não votaram nas três últimas eleições devem procurar a Justiça Eleitoral até o dia 2 de maio para regularizar a situação, sob pena de ter o título cancelado.

O eleitor pode consultar pela Internet, no endereço www.tre-mt.jus.br se consta em seu cadastro a ausências às urnas nos últimos três pleitos. Importante ressaltar que cada turno é contabilizado como uma eleição.
Ao acessar o Portal do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (www.tre-mt.jus.br), o eleitor deverá clicar na aba "eleitor" e, após, clicar em "situação eleitoral".

Para obter a informação, o eleitor pode informar o nome completo e a data de nascimento ou o número do título eleitoral. O sistema emitirá as seguintes informações: "Situação Regular" ou "Inscrição sujeita a cancelamento por ausência às últimas eleições. Compareça ao cartório eleitoral mais próximo para regularização".

Ao comparecer a um dos postos de atendimento para regularização, o eleitor deverá apresentar documento com foto que comprove sua identidade, e se possuir, título eleitoral, comprovantes de votação e de justificativa.

O eleitor que não votou e nem justificou dentro do prazo previsto em lei, terá que pagar uma multa para cada ausência ao pleito, cujo valor varia em cada município a critério do Juiz Eleitoral. Quem, por motivo de força maior, não possuir condições financeiras para quitar o débito, pode solicitar a dispensa do recolhimento. Esse documento será analisado pelo juiz eleitoral que poderá deferir ou não a dispensa.

A capital do Estado, Cuiabá, é o município mato-grossense com o maior número de eleitores com ausências às urnas nos últimos três pleitos, com 11.575, seguido por Várzea Grande (4.722), Rondonópolis (3.360) e Sinop (3.278). Já Jaciara, Nova Mutum e Serra Nova Dourada apresentam o menor número de eleitores sujeitos ao cancelamento do título no dia 2 de maio, respectivamente, 1, 2 e 5.

Revisão do eleitorado em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop

É preciso ressaltar que em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop acontece a revisão do eleitorado com cadastramento biométrico e todos os eleitores que ainda não se cadastraram biometricamente, são obrigados a comparecer a um dos postos de atendimento, sob pena de ter o título cancelado.

Esta situação não está relacionada ao cancelamento por ausência às urnas, que será efetivado de 17 a 19 de maio.

Além da informação disponível na Internet, todos os cartórios eleitorais estão dando publicidade, via mural, à relação de eleitores faltosos nos últimos três pleitos.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760