26 de Fevereiro de 2025
26 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2025, 15:59 - A | A

Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2025, 15h:59 - A | A

Seis bairros afetados

Morador grava vídeo que revela curto-circuito no DAE-VG e nega vandalismo: “Propagaram fake news”

Segundo o morador, booster que deixou sete bairros sem água não sofreu vandalismo algum

Nicolle Ribeiro/ VGN

Um internauta enviou ao na tarde desta quarta-feira (26.02) imagens mostrando que o incêndio que ocorreu no Booster do Parque São João, na segunda-feira (24), teria iniciado por um curto-circuito na própria fiação. Leia matéria relacionada - Seis bairros terão abastecimento de água impactado após incêndio em instalações do DAE/VG

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) não explicitou que o problema ocorreu de forma criminosa, mas também não informou o que causou a situação. Na nota explicando a situação, a prefeitura sugere que o ato poderia ter sido ocorrido por vandalismo ao comentar que estaria investindo em câmeras para proteger as instalações.

Na ocasião, seis bairros do município tiveram o abastecimento de água impactado e ainda não há previsão para que o problema seja resolvido.

Segundo o denunciante, que terá a identidade preservada, a prefeitura está afetando a população quando afirma que os casos estão ligados a vandalismo, uma vez que as situações são culpa da qualidade do serviço prestado.

“Ficam propagando Fake News e a população está sendo afetada, porque eles acusam que nós estávamos fazendo vandalismo, sendo que isso acontece devido à má qualidade de serviço que fizeram”, declarou.

Os supostos atos de vandalismos começaram a ocorrer no dia 16 de janeiro, onde desvios de águas, destruição de canos usados na distribuição e até "supercola" nos cadeados das estações foram registrados.

Segundo o vice-prefeito do município, Tião da Zaeli (PL), cerca de sete boletins de ocorrência foram registrados sobre os atos criminosos, contudo, o andamento das investigações não foram divulgados pela prefeitura.

Outro lado

O Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG) informou que ainda não foi enviado um parecer técnico sobre a situação, mas o caso está sendo apurado. A nota divulgada na terça-feira (25), informando sobre os impactos nos bairros, foi mantida.

Nota

A equipe técnica do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) detectou  um problema no Booster do Parque São João, que pegou fogo ontem (24). Equipes técnicas estão apurando as causas do incêndio para definir a melhor forma de restabelecer o funcionamento do equipamento o mais rápido possível.

O Booster é essencial para garantir a distribuição de água para a região e, devido ao ocorrido, os bairros Dom Diego, Engordador, Jardim das Oliveiras, Ipanema, São João e Unipark foram diretamente impactados. O DAE já estuda alternativas emergenciais para garantir o abastecimento desses bairros enquanto o equipamento passa por manutenção.

Segurança e monitoramento das instalações

O DAE reforça que está investindo na aquisição de câmeras de monitoramento para proteger suas instalações. Essa ação ocorre tanto por meio do programa Vigia Mais MT, da secretaria de Estado de Segurança Pública, quanto em parceria com a secretaria municipal de Viação, Obras e Urbanismo. Contudo, como qualquer aquisição pública, o processo depende de licitação e trâmites legais.

Enquanto as medidas definitivas estão em andamento, a Guarda Municipal segue intensificando as rondas nos pontos críticos do sistema de abastecimento, ajudando a coibir furtos, atos de vandalismo e sabotagem da rede. A população pode contribuir denunciando qualquer atividade suspeita pelo WhatsApp da Guarda Municipal: (65) 98464-8931.

O DAE reforça seu compromisso em solucionar o problema do Booster do Parque São João e pede a colaboração da população para proteger a estrutura de abastecimento de Várzea Grande.

Leia também - Presidente da AL defende contratação de várias empresas para concluir obras do BRT em Cuiabá e VG

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760