O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou nesta segunda-feira (24.02), por meio de suas redes sociais, que irá adotar o uso de "fumacê" na capital como medida para combater o avanço das arboviroses, mas ainda não há data definida para aplicação, de acordo com o prefeito está é uma ação do estado. Vale lembrar que, anteriormente, Abílio havia descartado a utilização da nebulização no enfrentamento do Aedes aegypti.
“A maioria das pessoas que estão vindo aqui nas UPAs apresentam sintomas de dengue e chikungunya, mas, na maioria das vezes, quando os agentes de endemias vão nas casas dessas pessoas, elas não os recebem. Muitos moradores se recusam a permitir a entrada dos profissionais para fazer a inspeção e eliminar possíveis criadouros”, alertou na publicação.
Antes, Abílio havia argumentado que a técnica do fumacê não seria uma solução definitiva e poderia, inclusive, agravar problemas alérgicos.
Em entrevista à imprensa nesta terça-feira (25.02), o prefeito explicou que a adoção da estratégia se deu a partir da orientação do LIRA (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), como medida complementar no combate à dengue.
“A eficácia é muito baixa, e apenas momentânea, assim que a poeira do fumacê baixa continua a mesma coisa. A fumaça não mata a larva que é o que mais gera a multiplicação do mosquito”, disse.
Leia também- Câmara de Cuiabá rejeita urgência para projeto que proíbe investimentos no Carnaval
Abílio também destacou que o apoio da população é o mais eficaz no controle do Aedes aegypti e ressaltou que muitas vezes as pessoas se mostram relutantes em receber os agentes de endemias devido à insegurança.
“Porque às vezes você cuida do problema da água parada na sua residência, mas seu vizinho não cuida, o outro vizinho não cuida e isso vira um problema para nós”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).