A Federação de Apoio a Pacientes Especiais de Mato Grosso (FAPE-MT) emitiu uma nota expressando sua insatisfação e descontentamento com a apresentação do show intitulado "PESTE BRANCA" protagonizado pelo humorista Leo Lins, programado para ocorrer no dia 09 de setembro no Cine Teatro Cuiabá. Um grupo de mães de crianças com deficiência e associações filantrópicas lançou um abaixo-assinado solicitando o cancelamento do evento.
Conforme link do abaixo-assinado, a página já conta com 500 apoiadores e 572 assinaturas até o momento. O show está agendado para este sábado (09), e segundo a publicação no site Realiza Shows & Eventos, os ingressos de meia entrada para o mezanino e a plateia já estão esgotados. (confira no final da matéria)
Em nota, a FAPE afirmou ser "um verdadeiro descaso e afronta às Pessoas com Deficiência de Mato Grosso, permitir que um local público possa receber uma pessoa extremamente preconceituosa e discriminatória, que em suas apresentações desdenha, faz piada e gera capacitismo com pautas de notória relevância para a VIDA e SAÚDE das pessoas com deficiência e seus familiares".
Leo Lins é conhecido por apresentações com conteúdo homofóbicos, racistas e capacitistas. Ele chegou a ser proibido por meios judiciais de fazer espetáculos em várias cidades brasileiras e de divulgar vídeo em diversas plataformas devido ao seu conteúdo.
“E o que mais nos entristece é que em nenhum momento o inominável “artista” se arrependeu ou pediu desculpas de suas atitudes e ações vexatórias e criminosas. Nós, da Sociedade civil mato-grossense, solicitamos que o mesmo não seja recebido em nosso Estado, pois isso gerara mais preconceito e capacitismo contra as Pessoa com Deficiência”, diz trecho da nota. Confira abaixo-assinado na íntegra.
Outro lado – A reportagem do entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e lazer (Secel), que informou que a pasta não participa da curadoria de espetáculos do Cine Teatro Cuiabá, uma vez que o espaço funciona em gestão compartilhada com a Associação Cultural Cena Onze.
O também tentou contato com a assessoria do Cine Teatro, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. O espaço permanece aberto para manifestação.
Leia também - Solidariedade estudantil: Alunos angariam mais de R$ 40 mil para apoiar professor após incêndio de seu veículo
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).