26 de Fevereiro de 2025
26 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 31 de Maio de 2017, 11:22 - A | A

Quarta-feira, 31 de Maio de 2017, 11h:22 - A | A

Adin

Justiça mantém terceirização de vistorias do Detran em MT

Redação VG Notícias

Felipe Santiago

vistoria Detran

 

Por unanimidade, o pleno do Tribunal de Justiça não reconheceu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo PMDB para invalidar a lei 10.380/2016 aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Pedro Taques (PSDB) que autoriza a terceirização de vistorias no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Os magistrados acompanharam relatório do desembargador Sebastião de Moraes Filho que sustentou não existir elementos de violação à Constituição estadual, mas apenas a Constituição Federal, o que leva o julgamento ser feito pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, foi apresentado na última sessão legislativa do ano de 2015, às vésperas do recesso da Assembleia Legislativa e teve a tramitação atropelada pelo regime de urgência aprovado a pedido do Governo do Estado.

O projeto previa a criação de três novas taxas na autarquia: a taxa de credenciamento de empresas privadas para executar a vistoria veicular, a taxa de renovação de credenciamento dessas empresas e a taxa de homologação de laudo de vistoria.

Em abril de 2016, o juiz federal César Bearsi concedeu liminar atendendo pedido do Sinetran (Sindicato dos Servidores do Detran) suspendendo a eficácia da lei.

O juiz ainda ressaltou que a implantação do serviço no Detran-MT causaria “total prejuízo à população, considerando os valores absurdos que ser vê que serão cobrados (tabela da lei estadual)” e comparou a terceirização do serviço à delegação, por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Receita Federal, das fiscalizações que lhe competem.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760