26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017, 11:36 - A | A

Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017, 11h:36 - A | A

no prazo de 10 dias

Juíza manda ex-servidores da AL/MT trocarem de advogados em ação penal sobre desvios

Lucione Nazareth/ VG Notícias

AL/MT

 

A juíza Selma Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, determinou que ex-servidores da Assembleia Legislativa (AL/MT) constituem  no prazo de 10 dias, um novo advogado para defende-los na ação penal que eles respondem por suposto desvio de R$ 4,2 milhões do Legislativo estadual.

De acordo com os autos, a ação é derivada da operação Arca de Noé. No processo, Geraldo Riva, Guilherme da Costa Garcia, Varney Figueiredo Lima, Geraldo Lauro, José Quirino Pereira, Joel Quirino Pereira, Nilson Roberto Teixeira e Nivaldo Araújo (já falecido) são réus por suspostamente participarem de um esquema de desvios na AL/MT por meio de uma empresa de fachada, a Prospecto Publicidade.

Segundo os autos, foram feitos 87 pagamentos irregulares com cheques da Assembleia, entre junho de 2000 e novembro de 2002. O valor atualizado da causa chegaria a quase R$ 11 milhões.

Além da agência de publicidade ser de fachada, foram feitas carteiras de identidades falsas a supostos proprietários.

O esquema teria sido comandado pelo ex-deputado José Riva que chegou a ser condenado por a mais de 22 anos de prisão pelos desvios. Além dele, o Ministério Público apontou como participantes no esquema o ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, o ex-deputado e ex-conselheiro do TCE, Humberto Bosaipo. Eles foram denunciados pela prática de crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Conforme os autos, foi comprovado que os cheques emitidos pela empresa fantasma a mando do acusado José Geraldo Riva eram remetidos à factoring e, lá, eram trocados por dinheiro ou por cheques da própria factoring. Posteriormente os valores eram encaminhados às pessoas credoras de Riva.

Em despacho realizado na última quarta-feira (13.12), a juíza Selma Arruda determinou a intimação de José Quirino Pereira, Joel Quirino Pereira, e Varney Figueiredo e Lima, para constituírem novos advogados e assim apresentar alegações finais no processo.

Segundo o processo, apesar de devidamente intimados os advogados dos réus ainda não teriam apresentado as devidas alegações finais. O prazo da alegação final começou a contar desde o dia 23 de novembro.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760