Os moradores do 24 dezembro protestam pela falta de pavimentação asfáltica no bairro, pois, segundo os moradores, são promessas de melhorias em todas as campanhas políticas, mas nunca são cumpridas, e moradores convivem com buracos, ruas alagadas há mais 26 anos.
Uma jovem moradora, conhecida como Fernandinha do Salgado, encaminhou à reportagem do VGN vídeos relatando as condições que os moradores estão vivendo com abandono por parte do Poder Público Municipal.
A jovem relata que as ruas estão esburacadas e que na época de chuva, os moradores sofrem, chegando a perder móveis em decorrência da falta de estrutura no local.
A moradora mostra imagens, do que ela chama de uma das “melhores” ruas do bairro. “Estarei mostrado para vocês uma das melhores ruas que está tendo no nosso bairro. O povo quer reivindicar os seus direitos, porque viver num bairro nessas condições, onde chove e alaga, alaga nossas casas, e muitos de nós já perdemos nossos móveis. Olha as condições da nossa rua’”.
Leia mais
Morador diz que Prefeitura construiu meio-fio “literalmente” no meio da rua em bairro de VG
Ainda, conforme a jovem, além de rua não ter asfalto, os moradores ainda tem que conviver com os buracos, e quase não se vê carros, pois mal passam por aquelas ruas. “Esse é o nosso Centro Comunitário, ele está sendo reformado, mas como será a inauguração com as ruas assim? Sem asfalto nenhum!”, relata a jovem moradora do 24 de dezembro.
Outra moradora disse que a população está manifestando indignação sobre a incompleta pavimentação asfáltica do bairro. “A promessa foi de entregar a obra completa e agora volta atrás e não cumpre. Esperamos o asfalto há 26 anos. Queremos o nosso bairro asfaltado. Pedimos o apoio de vocês”, desabafou ela.
A reportagem também conversou com o presidente do bairro, Wagner que contou que os moradores vêm lutando há anos pela pavimentação no bairro. Ainda, segundo Wagner, ele tem feito seu papel como presidente de bairro - e sempre procura a Prefeitura e a Secretaria de Obras para saber o andamento da obra. “Eles falam que vão começar, vem no bairro passam as máquinas e depois abandonam o local”, disse ele.
Wagner chegou a encaminhar umas fotos do dia que equipe da Prefeitura iniciou as obras e depois que foi abandonada. “Se voltarem vão ter que começar tudo de novo”, avaliou o presidente do bairro de Dezembro.
Outro lado – A reportagem do VGN entrou em contato com Olinto Pasinato Neto, assessor especial da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, que explicou que uma pavimentação asfáltica tem todo um trabalho feito em etapas.
“Primeiro, começamos pela limpeza, depois passa a máquina, aí vem com a terraplanagem, trás um pouco de terra para recompor, depois bate, em seguida pega o material que é sub-base coloca, depois o material base, aí escarifica, aí bate de novo, aí é capa e o por último meio-fio e sarjeta. Os moradores precisam ter um pouco de paciência, vai ser feito e executado”, esclareceu Olindo sobre a construção de uma pavimentação asfáltica.
De acordo com Olinto, tem uma equipe terminado o bairro Planalto Ipiranga, e assim que acabar, vai pegar “de pau” e terminar as ruas do bairro 24 de Dezembro.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).