por Lucione Nazareth/VG Notícias
Três caminhões foram apreendidos descarregando entulhos e lixos em área de preservação permanente, no início da avenida 31 de Março, em Várzea Grande.
O flagrante do crime ambiental foi feito pelo vereador várzea-grandense, Pery Taborelli (PV) – popular coronel Taborelli, no fim da tarde desta segunda-feira (22.04), após receber denúncia dos moradores da região.
O parlamentar acionou de imediato a Polícia Ambiental que lavrou o flagrante e encaminhou para a Delegacia Especial de Meio Ambiente – DEMA, três caminhões caçamba que transportavam entulhos de construção. Além dos equipamentos, foram encaminhados para a Delegacia os três motoristas e o irmão do deputado federal, Eliene Lima (PSD), Elivaldo José de Lima, que se apresentou como responsável pelos maquinários da empresa Minas Gerais Serviços e Construções LTDA, para prestar depoimento.
Elivaldo não quis falar sobre assunto, no entanto, tentou com o vereador negociar para que os equipamentos não fossem apreendidos. Ele sugeriu para Taborelli que o deixasse pegar os entulhos jogados no local e transportá-lo para outro, em uma atitude desesperada de não ter os caminhões apreendidos, mas o parlamentar disse que o mesmo teria que resolver a situação com a justiça.
Além da apreensão dos caminhões, Elivaldo José terá que pagar uma multa de R$ 15 mil, que foi afiançada pela Secretaria municipal de Meio Ambiente. Ainda segundo o responsável, todo o material é de responsabilidade da Infraero.
De acordo com o tenente da Polícia Ambiental, Matheus Cacciolari, os maquinários ficarão apreendidos e os motoristas deverão prestar depoimento, para averiguar o real mandante do crime ambiental. “A empresa será multada em R$ 15 mil e de imediato entraremos em contato com a Infraero para verificarmos a co-responsabilidade do órgão, que deve ter um plano de destinação final para seus resíduos”, destacou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).