O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, vereador Wilson Kero Kero (Podemos) afirmou nesta terça-feira (24.10), que o Hospital São Benedito está sendo usado pela intervenção estadual para desafogar a saúde pública do Estado. Segundo o vereador, de forma ilegal, a intervenção descaracterizou o atendimento especializado aos pacientes com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
“O modelo de gestão implantado lá, até pactuado financeiramente com as empresas para neurocirurgias. E o que acontece hoje, alta complexidade, não está sendo feito nada daquilo que estava sendo trabalhado, até um mês depois da intervenção ainda ocorreu, mas eles perceberam que precisam desafogar o interior do Estado. Precisavam tirar aqueles pacientes que estavam sufocando o Governo. Esse é o pulo do gato”, declarou Wilson Kero Kero.
Ele afirma que a regulação para Cuiabá foi aberta, deixando os cuiabanos sem atendimento especializado. Um dos casos aconteceu com Wagner Arruda de Jesus, 25 anos, que chegou na Upa sul Pascoal Ramos nesse final de semana com AVC. Ele ficou sem atendimento adequado, sem medicamento, sem exame específico, aguardando transferência para o SOS AVC.
Por outro lado, no São Benedito, os vereadores constaram na fiscalização, que tinha mais de 15 pacientes no rol de entrada, todos do interior. “Nenhum de Cuiabá. (..) pegou tudo que tínhamos planejado para Cuiabá abriu-se para o Estado. Obviamente está lá um caminhão de gente, não que não possam ser atendidos nossos irmãos do interior, mas não para ocupar todo espaço voltado para Cuiabá.”
Outro que expôs a situação do Hospital São Benedito foi o vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos). Segundo ele, três colegas médicos estavam desesperados sem conseguir transferir pacientes para as Upas, por falta de vaga. “Os médicos falaram que estavam com duas ambulâncias paradas em Upas e policlínicas e não aceitam, não tem vaga dentro dessas Upas. E o governador pensando em inaugurar três grandes hospitais. Como está a consciência do governador? Da interventora? Do secretário de Estado de Saúde, para um pouco com essas obras, invista na população, de recursos, condições para que as Upas e policlínicas receba a população cuiabana.”
Leia também: CPI contra intervenção questiona pagamento de aluguel e compra com sobrepreço
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).