Cerca de 200 indígenas de 47 etnias diferentes, protestaram na manhã desta segunda (10.04), na avenida Historiador Rubens de Mendonça (avenida do CPA), em Cuiabá, para chamar a atenção dos políticos do Estado para a realização de políticas públicas voltadas aos povos indígenas, que estão sendo esquecidos pelas autoridades nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e entre outros.
De acordo com o vice-presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso (Fepoimt), Ianukula Kaiabi, disse ao que é a primeira vez que o evento está sendo realizado em Mato Grosso, e está previsto para ocorrer durante três dias.
Segundo ele, o Estado tem obrigação em ajudar os indígenas na resolução da demanda. “A sede nacional está para acontecer em Brasília para discutir as demandas dos povos indígenas em nível nacional sobre fortes temas que afetam os povos. Mas, localmente ou regionalmente existem temas aqui que também precisam de atenção. O que está acontecendo em Cuiabá chama atenção para a educação indígena, da saúde e de vários outros assuntos. Estamos chamando a atenção das autoridades do Estado para que também olhem para as questões tão delicadas dos povos indígenas”, descreveu Kaiabi.
Ele ainda acrescentou: “Nosso entendimento é de que as políticas públicas voltadas para os indígenas é competência do Governo Federal, mas nós sabemos que não é bem assim. O Estado tem obrigação com os povos indígenas, assim como os municípios também”.
No evento, os indígenas realizaram uma caminhada do acampamento até a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para discutirem sobre seus direitos e posteriormente irão procurar um consenso para serem ouvidos pelo governador Mauro Mendes (União).
Leia Também - Dorner contrata Calypso por R$ 210 mil e dupla Maiara e Maraisa se apresentam por 403 mil em Mutum
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).