Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área do Pantanal, próxima à região onde fica localizada a aldeia indígena Umutina, em Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá. O fogo começou no sábado (03.08) e não foi totalmente controlado, sendo necessária uma nova guarnição para dar continuidade ao combate.
Conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), uma coordenadora da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi responsável por acionar a corporação.
No local, as equipes foram recebidas pelo cacique, que os conduziu até a Aldeia Katamã, nas proximidades, onde havia uma linha de fogo próximo às residências.
Com o auxílio de uma pá carregadeira foram realizados aceiros e a hidratação das residências feitas de palha de palmeiras para reduzir o risco de chamas nas casas.
Após o reconhecimento e identificação das linhas de fogo, foram feitos aceiros para evitar a propagação das chamas que se espalharam por vários pontos do território.
A guarnição permanece na região. O fogo ainda não foi totalmente debelado e, por isso, uma nova guarnição está em deslocamento para dar continuidade ao combate.
Imagens feitas pelo site de notícias g1 mostram a destruição no local.
Leia também - STJ nega recurso do MPE e mantém ação contra Emanuel Pinheiro na Justiça Federal
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).