O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) rebateu as declarações da secretária estadual de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, sobre a competência e projetos apresentados para evitar novos desmoronamentos na região do Portão do Inferno, localizado na Estrada da Chapada (MT-251).
Embora há registros de deslizamento de terras nessa segunda-feira (11) e em 17 de novembro, o ICMBio informa, por meio de nota, que o Estado enviou os primeiros documentos indicando a necessidade de intervenções imediatas somente nesta quarta-feira (13).
Conforme o Instituto, a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) encaminhou dois documentos ao ICMBio solicitando avaliação sobre intervenções emergenciais no Portão do Inferno. Porém, sem qualquer relação com empreendimento a exemplo de túnel, assim como afirmou a secretária.
“Estes foram os primeiros documentos indicando a necessidade de intervenções imediatas, sem quaisquer relações com outros empreendimentos - como viadutos, duplicação de pista, túnel, dentre outros, indicados nos documentos anteriores", cita trecho da nota.
O Instituto garantiu prioridade na análise do projeto, bem como, reafirmou a competência legal da Secretaria estadual para a manutenção e segurança da rodovia estadual MT-251, inclusive no trecho em que está inserida no Parque. “O Instituto agora aguarda o projeto de intervenção da Sinfra-MT que, quando apresentado, será analisado com alta prioridade considerando a urgência do caso”, finalizou.
Leia mais: Deslizamento no Portão do Inferno: secretária sugere construção de túnel
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).