Com um sorriso aberto, animação e muita informação na ponta da língua. É assim que a população é atendida pelo recepcionista do Sine Matriz, Gonçalo Vieira de Almeida, que trabalha na instituição há 34 anos. “Seu Gonçalo”, como é conhecido, começou a trabalhar no órgão como motorista.
“À época o endereço era outro, mas sempre amei trabalhar aqui. Como gosto muito do contato com as pessoas, então sempre que via uma brecha tentava um curso, alguma qualificação e assim, fui mudando de cargo aos poucos. Já fiz de tudo, inclusive comandei um posto do Sine dentro do Ganha Tempo, mas minha paixão é essa, o atendimento”, revela Gonçalo, o servidor mais antigo do órgão, que neste dia 08 de outubro completou 40 anos em nível nacional e 39 anos em Mato Grosso.
Assim como Seu Gonçalo, dona Oirma trabalha no Sine há 30 anos e hoje é responsável pela emissão de Carteiras de Trabalho. Muito animada, ela conta que com a função teve a oportunidade de conhecer todo o Estado. “Já atuei em vários setores aqui, mas o que gosto mesmo é de participar dos mutirões. É tão legal conhecer outras cidades e ver que nossos serviços podem facilitar a vida das pessoas que não tem muito acesso a serviços porque estão muito longe”, desta.
Para os jovens que buscam a primeira vaga no mercado de trabalho, a recepção também é feita com muito cuidado, atenção e carinho. Alexandra Gaiva, psicóloga que atua no Sine há dois anos, faz o atendimento aos jovens que buscam a primeira colocação no mercado de trabalho.
“Muitas vezes eles chegam aqui em extrema vulnerabilidade, então realizamos o acompanhamento, orientamos como se portar em uma entrevista de emprego, que tipo de roupa usar e também como se comportar no trabalho depois de contratados. Quando verificamos que o adolescente não tem condição de ser encaminhado ao mercado de trabalho, orientamos a ida dele para um curso de qualificação”, explicou.
Há 23 anos no serviço público, sendo 11 deles no Lar da Criança, Suely Benedita assume um novo desafio compondo o corpo técnico do novo posto de atendimento do Sine que será inaugurado no shopping de Várzea Grande. “Estou gostando muito de trabalhar no Sine. O ambiente é ótimo, as pessoas se ajudam e eu adoro lidar com as pessoas”, desta.
Novo serviço disponível - À frente do mais novo serviço oferecido pelo Sine, Michele Dal’Morim explica como funciona a Central de Atendimento ao Trabalhador Autônomo (CAT). “Este serviço busca promover o encontro dos trabalhadores autônomos como, por exemplo, diaristas, eletricistas, enfim todos que possam oferecer algum tipo de serviço com os contratantes. Nós realizamos um cadastro com documentos e cartas de referência”, explicou.
Todo este desempenho é reconhecido por quem busca os serviços oferecidos pelo Sine. Após 11 anos de trabalho na mesma empresa, Marlone Rondon, 30 anos, buscou o atendimento para a solicitação do auxílio desemprego. “Fui muito bem atendido desde a recepção. Apesar de burocrático, todas as pessoas que me atenderam foram bem claras em relação aos documentos necessários para dar a entrada no seguro. Para nós, que não entendemos o processo, esse atendimento faz toda a diferença”, ressaltou.
Em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, o vigilante José Antônio Paes de Barros garante que o atendimento é muito bom, mas ainda é preciso melhorar um pouco na agilidade de informações.
“Sempre fui bem recebido aqui e já consegui vários encaminhamentos para as vagas, e isso é muito importante, mas deixo como sugestão a melhoria do sistema operacional, porque já cheguei a uma entrevista em que a vaga já havia sido preenchida”, ponderou.
Já o administrador Paulo Roberto Pina, 55 anos, conta que se cadastrou no Sine e em mais duas agências de emprego que cobram pelo serviço, para conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho. “Eu recomendo mais o Sine, porque aqui, mesmo sendo o serviço gratuito, já consegui mais encaminhamentos para entrevista do que nas duas outras agências”, revelou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).