Seis meses após o primeiro decreto de situação de emergência no trecho do Portão do Inferno, entre o km 42 e o km 48 da rodovia MT-251, estrada para Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, o Governo Estadual estendeu por mais 180 dias, devido ao risco iminente de desprendimento de blocos e deslizamento de rochas no trecho.
Conforme o decreto n°. 924/2024, que circula nesta segunda-feira (17.06), na edição extra do Diário Oficial do Estado (Iomat), o Governo levou em consideração o relatório técnico emitido pela empresa Conciani, contratada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA).
De acordo com a publicação, a empresa citou que as ações de emergência foram executadas, porém, é crucial resolver de imediato as questões permanentes para minimizar o impacto na população, considerando as condições de deslocamento entre os dois municípios afetados.
“O relatório concluiu pela permanência dos efeitos do desastre original sobre a região afetada, mediante risco concreto de desprendimento de blocos e escorregamento de material do maciço rochoso do “Portão do Inferno”, caracterizando assim a necessidade da declaração de situação de emergência na MT 251, entre o km 42 e o km 48”, diz trecho do decreto.
A prorrogação do período tem validade de 180 dias ininterruptos, contados a partir de 11 de junho.
Leia matéria relacionada - Situação de emergência no trecho do Portão do Inferno é decretado em MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).