O Governo de Mato Grosso instituiu, por Decreto nº 947 de 2021, o Programa Especial e Estratégico de Instrumentalização da Saúde (PEEIS) para a oferta de Atenção à Saúde Mental e Apoio Psicossocial dos trabalhadores da Saúde e que atuam no combate à Covid-19 nos hospitais e nas unidades estaduais, municipais e consorciadas de atendimento direto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a execução do programa, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) organizará equipe do próprio quadro de servidores para prestarem o serviço, na modalidade de Teletrabalho, por meio da secretaria adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde, Superintendência de Atenção à Saúde e Coordenadoria de Atenção às Doenças Crônicas.
Cerca de 70 municípios já aderiram ao programa, que atenderá também os trabalhadores das Unidades de Saúde Indígena em Mato Grosso.
Leia também: União diz que em nenhum momento Ministério manifestou preferência pelo BRT ou VLT em Cuiabá e VG
“O objetivo deste projeto é manter a vida pessoal e sócio familiar dos servidores saudáveis. Desta forma, também teremos melhores condições e desempenho de trabalho. É muito importante que esses trabalhadores estejam emocionalmente amparados, porque eles estão dedicando a vida para salvar mais vidas”, explicou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A equipe técnica da SES-MT atuará junto aos Escritórios Regionais de Saúde (ERS), aos Conselhos Estadual e de Secretários Municipais de Saúde, às Secretarias Municipais de Saúde, às Comissões Intergestoras Regionais (CIRs) e Bipartite (CIB).
A oferta do serviço será por meio virtual, de forma individual ou por grupo, de acordo com a demanda de cada município ou do Estado. O Decreto Governamental vai vigorar até que haja o reconhecimento, por parte do Ministério da Saúde, de que a pandemia pela Covid-19 não mais figura como situação de Emergência em Saúde Pública de importância nacional.
Para a execução do novo programa, a SES-MT está estabelecendo parcerias internas com a Escola de Saúde Pública (ESP-MT) e o Curso de Residência Médica Psiquiátrica da ESP/Ciaps, bem como com as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Também estão sendo implantadas equipes multidisciplinares nas seis macro regiões do estado, junto aos 16 Escritório Regionais de Saúde.
Até o presente momento, foram realizados mais de 30 reuniões junto às regiões e aos municípios por meio das Secretarias Municipais de Saúde e das Comissões Intergestores, mais de 20 articulações com as universidades e mais de 10 atividades de capacitação e qualificação para as equipes assistentes.
Cuidando do Cuidador da Saúde
Antes do Programa Especial e Estratégico de Instrumentalização da Saúde, a SES-MT colocou em prática o programa Cuidando do Cuidador da Saúde. O projeto foi implementado em maio de 2020, frente ao cenário de pandemia pela Covid-19 e com objetivo de promover acolhimento e assistência psicológica aos trabalhadores da Saúde Estadual.
A ação estava prevista para terminar em novembro, mas devido ao número de servidores que ainda recebiam a assistência do programa, a continuidade do trabalho foi estendida. Com o Programa Especial e Estratégico, essa assistência é ampliada para todos os profissionais da linha de frente Covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).