Reprodução
Governo não exigirá atestado para imunizar crianças de 05 a 11anos e diz que ação promove “negacionismo da vacina”.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou em entrevista na manhã de hoje (28.12), que exigir atestado para aplicação da vacina contra Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos é uma imprudência muito grande e seria mais uma ação de promover o negacionismo da vacina.
Segundo Figueiredo, Mato Grosso não irá exigir nenhum atestado prévio para vacinação das crianças, e enfatizou que assim que a vacina for disponibilizada, será distribuída nos municípios do Estado.
Gilberto ressaltou que o Governo vai seguir o que foi consensualizado com o Senai, com o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), órgãos de saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Sociedade Brasileira de Pediatria.
“Desnecessário a cobrança de um atestado para a utilização de uma vacina que já tem eficácia comprovada no mundo, e nós não vamos criar mais um obstáculo e dificuldade para população poder acessar vacina”.
No entanto, Figueiredo deixou claro que caso alguma criança, por alguma razão, exista prescrição médica de não vacinar, aí sim, aí o médico que proceda desta maneira e a criança não irá receber o imunizante.
“Mas a gente exigir que a população faça uma corrida aos postos de saúde, com a pediatria que já é escassa no país e em Mato Grosso não é diferente, seria uma imprudência muito grande e mais uma ação para promover o negacionismo da vacina que neste momento é tão importante”, finalizou o chefe responsável pela saúde de Mato Grosso.
Leia também
Pacientes de outros municípios estão sobrecarregando Saúde de VG; Kalil pede “ajuda” ao Estado
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).