Ontem (02.06) foi inaugurado o terminal rodoferroviário da cidade de Itiquira, (a 359 km de Cuiabá). O local terá uma capacidade de escoar 100 mil toneladas de grãos por dia ligando a cidade até o terminal ferroviário de Alto Araguaia.
A América Latina Logística (ALL) conseguiu uma licença do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que permitiu a operação dos trens na nova linha na forma experimental no fim de abril.
O terminal de Itiquira contará com uma área de 70 hectares e cerca de seis quilômetros de extensão. Ele e o terceiro terminal de carga do Estado – que compreendem 260 quilômetros de extensão da malha ferroviária estadual, a outras duas e em Alto Taquari e Alto Araguaia.
O local deve gerar 210 empregos diretos, além de atender aos produtores da região. A inauguração do terminal contou com a presença do governador Silval Barbosa, ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o secretário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, senador Blairo Maggi (PR) e deputados federais.
Investimentos: A expectativa é dos trilhos chegarem ainda em dezembro de 2012 em Rondonópolis, onde o (quarto) terminal terá uma área de 400 hectares, levando Mato Grosso a Estado com maior extensão de linha férrea que contribui ainda mais para a eficiência que se conquista hoje no País, sem contar também com a construção de mais mil quilômetros de extensão da Ferrovia Centro-Oeste (Fico) que de Campinorte (GO) passará por Lucas do Rio Verde (MT), lembrou ainda o ministro dizendo que Mato Grosso ganhará ainda custos mais baratos, maior competitividade e maior estímulo ao produtor.
Conforme Paulo Sérgio Passos, ainda para investimentos na logística de Mato Grosso, o Ministério dos Transportes liberou recursos para a duplicação da BR 163 entre Rondonópolis e o Posto Gil no valor de R$ 1,1 bilhão, em torno de R$ 1 bilhão para asfaltamento das BRs 242 e 158, mais recursos para a pavimentação da rodovia que corta a região do Araguaia, entre outros com apoio decisivo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Já para julho deste ano está previsto o lançamento dos editais de licitação para os oito lotes da duplicação da BR163.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).