Com mais de 25 anos de funcionamento e cerca de 450 alunos matriculados, a Escola Estadual Criança Cidadã, localizada em Cáceres (218 km de Cuiabá), será desativada "temporariamente” devido aos problemas na infraestrutura da unidade. O comunicado foi enviado para a diretoria da Escola pelo diretor-adjunto, Leandro Almeida, no início deste mês.
Com o anúncio, os alunos e profissionais da educação que atuam na Escola estão entristecidos e assustados com a decisão do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) que pegou todos de surpresa.
Em entrevista ao site notícias, Joana, explicou que a desativação está acontecendo devido ao movimento que eles iniciaram para reformar a escola, no entanto, eles foram informados que o Governo não pode investir no prédio, visto que, o local em que o prédio está, não pertence ao Estado. Desta forma, eles anunciaram que a escola será desativada por um período de dois anos, para a construção de uma nova unidade escolar.
No entanto, até o momento, ainda não foi determinado o local onde a nova unidade será construída, ou até mesmo a licitação para a demanda. O medo da população é que a escola seja esquecida e a obra não aconteça, por isso, a diretoria está lutando para que as atividades não sejam encerradas.
“A nossa luta no momento é para que eles não encerrem as atividades da escola, que eles deixem a gente aqui, melhore as condições enquanto constroem o novo prédio”, destaca a diretora.
Outra preocupação, é com a capacidade das outras escolas de acolherem os alunos e a localidade delas. Segundo a diretora, a Escola Criança Cidadão atende alunos de mais de 15 bairros, que fica em torno da escola e uma das unidades que fica mais próxima dos bairros é a Escola Estadual Frei Ambrósio, que inclusivo a Diretoria Regional de Educação (DRE) deu como opção para os alunos serem realocados.
No entanto, essa escola, já está praticamente lotada com alunos dos bairros, e não terá como acolher cerca de 450 alunos. A DRE deu a opção de outras unidades escolares, que não ficam próximas do bairro, o que vai dificultar a locomoção dos alunos. O recebeu ainda uma denúncia anônima informando que nos últimos quatro anos, três escolas foram fechadas no município de Cáceres e a Criança Cidadã será a quarta.
O deputado Lúdio Cabral apresentou um requerimento na última sessão realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), no dia 18 de outubro, cobrando esclarecimentos ao Governo do estado sobre a desativação do Escola Criança Cidadã em Cáceres e também sobre o fechamento de turmas da Escola Estadual Assembleia de Deus, em Barra do Bugres e o fechamento de turmas em mais de 30 Escolas Estaduais em Cuiabá.
Em contato com a assessoria da Seduc, o recebeu informações de que está acontecendo o redimensionamento em todos os 141 municípios do estado, onde algumas escolas estão deixando de ser estadual e passando a ser municipal. Segundo a assessoria, essa ação está ocorrendo no país para padronizar as responsabilidades e os recursos financeiros dos municípios e dos Estados brasileiros.
Por meio de nota oficial, a Seduc informou ainda que a desativação da Escola Criança Cidadã, que o prédio onde funciona a escola é de propriedade do Governo Federal e não apresenta condições adequadas para uma reforma geral, portanto, será desativada.
Veja nota na íntegra:
A Seduc-MT informa que irá construir, a partir de 2024, uma moderna unidade de ensino para atender a demanda educacional do Bairro Jardim Cidade Nova.
O prédio, onde atualmente funciona a Escola Estadual Criança Cidadã, em Cáceres, é de propriedade do Governo Federal e não apresenta condições adequadas para uma reforma geral, portanto, precisa ser desativada.
Durante o período de rematrícula, que começou no dia 9 e vai até 31 deste mês, os estudantes da unidade poderão escolher para onde querem ser transferidos e têm como opções as escolas estaduais São Luiz, Frei Ambrósio ou Mario Motta, que estão localizadas nas adjacências.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).