26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 21 de Março de 2019, 09:17 - A | A

Quinta-feira, 21 de Março de 2019, 09h:17 - A | A

Várzea Grande

GM multa vereadores de VG, que classificam como ‘indústria da multa’

Lucione Nazareth/ VG Notícias

Guarda Municipal

 

Os vereadores de Várzea Grande usaram a tribuna da Câmara Municipal, na noite dessa quarta-feira (20.03), para criticarem duramente os agentes da Guarda Municipal que, segundo eles, “meterem a caneta sem dó”, ao multarem parlamentares e servidores do Legislativo na porta da Casa de Leis.

As críticas começaram quando o vereador Cleyton Nassarden – popular Sardinha (PTB) -, disse que irá solicitar da prefeita Lucimar Campos (DEM) que os agentes da Guarda Municipal realizassem rondas ostensivas nas escolas municipais e estaduais da cidade em decorrência desta “onda” de ameaças de ataques, como ocorreu na cidade de Suzano (São Paulo) que deixou 10 mortos (incluindo os dois atiradores) e 11 feridos.

Segundo ele, os agentes estariam mais preocupados em multar os motoristas das cidades, afirmando que até vereadores teriam sido alvos das multas. “Eles ficam com o carro da Guarda Municipal na frente do prédio da Câmara Municipal multando as pessoas que trabalham aqui, vereadores foram multados. Nós estamos passando por um clamor por segurança e eles ficam multando”, declarou o parlamentar.

O vereador Jânio Calistro (PSD), fez coro ao colega de parlamento e declarou que há muito tempo a função da Guarda Municipal está desvirtuada. “Hoje a função da Guarda Municipal está totalmente desvirtuada. Eles perderam seu foco para que foi criada. Eles deveriam fazer a guarda dos prédios públicos, ao invés disso, ficam metendo a caneta sem dó no município, multando os motoristas em nossa cidade. Dois funcionários meu, que vieram trabalhar, foram multados sem qualquer critério aqui na porta da Câmara”, relatou o socialdemocrata.

Calistro ainda disse que recentemente um agente da Guarda Municipal, sem citar nome, foi visto no pátio do antigo prédio da Casa de Leis multando carros de visitantes e servidores, e que as multas estão prejudicando até mesmo o comércio.

“Eles ficam embaixo do viaduto do aeroporto só multando as pessoas. Os clientes não podem nem mesmo parar na porta da loja para fazer sua compra. Parou, eles multam. Daqui a pouco ninguém mais vai fazer compra e as lojas vão quebrar. Vamos acabar com isso. Não vamos deixar que se torne uma fábrica de multa em Várzea Grande. Chega, basta”, finalizou Calistro.

O presidente da Casa de Leis, vereador Fábio Tardin – popular Fabinho (DEM) -, disparou que a indústria da multa não pode prosperar e cobrou que os agentes ao invés de multar, notifiquem ou orientem os motoristas primeiro, para depois, caso seja necessário, aplicar a punição (multa).

“Eles têm que conversar com o motorista e mostrar que ele está errado quando cometer algum ato imprudente, e não chegar e multar. Vamos conversar com a prefeita, com o comandante da Guarda para ver esta questão. Alguém está mandando eles multarem, temos que saber quem é e acabar com isso”, disse o vereador.

Outro Lado – Ao oticias, o secretário de Defesa Social de Várzea Grande, comandante Homero Evandro, desmentiu a existência da indústria multa no município e negou qualquer aplicação de multas sem procedência. “A Guarda Municipal não irá fechar os olhos para as imprudências realizadas pelos motoristas. Carros que estiveram em passeio público, estacionados em lugares de idosos, deficientes, gestantes, serão notificados sim. Quem multa é o Detran. Nós apenas notificamos e os motoristas têm direito a apresentar e depois pode ou não virar multa. As pessoas têm que parar com esta cultura de que nós ficamos apenas multando”, disse Homero.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760