O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou em entrevista à imprensa, que nenhuma dose da vacina contra Covid-19 será perdida em Mato Grosso, após o Ministério da Saúde editar uma norma técnica para ampliar a vacinação com a quarta dose para população.
“Nenhuma dose foi perdida, o que nós fizemos foi preventivamente antecipar uma estratégia para que isso não acontecesse. Era problema nacional, mas o Ministério da Saúde resolveu e agora com a ampliação, nós teremos capacidade de fazer utilização dessas doses sem perder nenhuma delas”, reforçou.
Questionado sobre a prorrogação da validade das vacinas vencidas, Gilberto se limitou a dizer que foi uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a estância maior do país com autonomia para fazer isso.
O secretário explicou que essa é uma atribuição da ANVISA, que avalia a luz dos dados técnicos, se uma vacina pode ter prorrogação da sua validade. Segundo ele, não é a primeira vez que isso acontece. “Então se há uma reavaliação dizendo que aquele produto continua eficaz para atender o propósito pelo qual foi ortigado. É a Anvisa, é a estância maior do país com autonomia para fazer isso”.
Ainda, indagado, se só o rótulo da vacina vence e não o produto, Figueiredo declarou que existem condições técnicas para analisar a necessidade de prorrogação. Ele reforçou que os municípios não podem utilizar uma vacina que perdeu validade, porém, se a Anvisa reavalia esse prazo de validade e da publicidade nisso e autoriza a utilização, todos os Estados e municípios fazem. “Essa pergunta de como a Anvisa faz isso, tem que ser perguntado para a Agência, pois eu não consigo responder”, ponderou o secretário.
Já em relação ao estoque de vacinas no Estado, Gilberto disse que Mato Grosso tem um estoque que vai além da capacidade do que está sendo utilizado, ressaltando que com a ampliação da quarta dose, também amplia a de forma substancial a procura pela vacina.
“Nós estamos administrando o estoque, não estamos desestimulando ninguém a vacinar, muito pelo contrário, o Governo já tem uma campanha nova que vai continuar estimulando a população. Nossa esperança é que a população corresponda, é muito importante avisar que não falta vacina à população mato-grossense”, finalizou.
Leia também - Janaina Riva é contra candidatura de Simone Tebet e escolhe Bolsonaro por "conveniência"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).