18 de Outubro de 2024
18 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2021, 17:30 - A | A

Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2021, 17h:30 - A | A

risco de incêndio

Energisa corta "gato" em Ginásio de VG e deixa famílias alojadas no local no escuro

Temendo um incêndio, a moradora, Steffany Pereira, 28 anos, mãe de seis crianças, relatou ao #vgn que a empresa Energisa cortou a luz

Adriana Assunção/VGN

Há um ano alojadas no Ginásio Valdir Pereira, no bairro Mapim, em Várzea Grande, cerca de 27 famílias, com aproximadamente 50 crianças, seguem com futuro incerto e passam por dificuldades no local. Nesta sexta-feira (17.12), elas tiveram novamente a energia cortada e foram alertadas sobre o risco de incêndios.

Temendo um incêndio, a moradora, Steffany Pereira, 28 anos, mãe de seis crianças, relatou ao que a empresa Energisa cortou a luz e orientou que procurasse a Prefeitura para regularizar o serviço. “O pessoal da Energisa veio aqui e cortou nossa energia que eles mesmo arrumaram, alertaram do risco de pegar fogo e nos pediram para ir à Prefeitura para regularizar, porque corre o risco de pagar fogo. Estamos com meia fase e corre o risco de ficar totalmente sem luz em pleno final de semana, hoje é sexta-feira e estamos aqui cheios de criança”, relatou a moradora. 

Leia mais:  “Gato” na energia gera princípio de incêndio e causa correria entre ocupantes em Ginásio de VG

Ao , a Prefeitura confirmou o risco de incêndio em razão de insistentes problemas com ligações irregulares na rede de energia elétrica do local, situação que “leva” a empresa de energia a promover o corte. Ela informou ainda, que a energia elétrica ficou de ser restabelecida ainda nesta sexta (17), após intervenção da Prefeitura de Várzea Grande e  adaptações que impeçam riscos desnecessários. 

A decisão da Justiça Federal era de que ali seria a Guarda de móveis dos invasores e não local para eles se abrigarem

Ontem (16) completou um ano que as famílias foram “abrigadas” no local, segundo a moradora, nenhuma resposta sobre nova moradia foi dada pelo Poder Público: “Continuamos sem nenhuma resposta, nada foi feito. Tenho fé em Deus que ano que vem, se Deus quiser, e eu sei que ele há de querer, que a gente vai sair daqui, vamos ganhar nossa casa”, contou Steffany.

Leia mais: Moradores alojados em Ginásio de VG dizem que estão esquecidos e não querem ficar lá pelo resto da vida

Sobre a questão,  a Prefeitura informou que em reunião com a Caixa Econômica Federal o prefeito Kalil Baracat (MDB), formalizou pedido para que 10% das 1.000 casas do Colinas Douradas fossem colocadas à disposição de Várzea Grande. Porém, destacou que busca solucionar impasse sem promover desrespeito nos direitos daqueles que se inscreveram.  “Reafirma o compromisso do prefeito Kalil Baracat em conjunto com o governador Mauro Mendes de solucionar o problema dessas famílias, mas sem que isto se torne motivação para novas invasões”, cita trecho da nota.  

VEJA NOTA NA ÍNTEGRA

 As Secretarias Municipais de Comunicação Social; Governo; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico e da Assistência Social, em atenção ao pedido de esclarecimentos deste conceituado órgão de imprensa informa:

* As famílias que residem de forma precária e irregular no Ginásio de Esporte Valdir Pereira, desde que foram despejados por ordem da Justiça Federal por invadirem de forma ilegal as obras do Residencial Colinas Douradas, recebem dentro da lei e do possível, auxílio por parte da Administração Municipal, como cestas básicas, atendimento médico e inclusive tiveram as crianças em idade escolar encaminhadas para possível ingresso em unidade escolar Municipal;

* Também é constantemente informado aos adultos que ali residem, novamente esclarecendo de forma precária, pois a decisão da Justiça Federal era de que ali seria a Guarda de móveis dos invasores e não local para eles se abrigarem, a oportunidades de empregos encaminhados pela Secretaria de Assistência Social;

* Insistentemente tem ocorrido problemas com ligações irregulares na rede de energia elétrica que atende o referido Ginásio de Esporte, levando a empresa de energia a promover o corte, já que a irregularidade além de prejuízos pode causar incêndio e risco de vida para as pessoas;

* A energia elétrica ficou de ser restabelecida ainda na data de hoje, após intervenção da prefeitura de Várzea Grande e com adaptações que impeçam riscos desnecessários.

As Secretaria Municipais informam ainda os esforços da atual administração municipal em buscar uma solução compatível e legal para este imbróglio jurídico criado pelas próprias famílias que invadiram de forma ilegal, residências ainda a serem concluídas.

Em reunião com a Caixa Econômica Federal o prefeito Kalil Baracat, formalizou pedido para que 10% das 1.000 residenciais do Colinas Douradas fossem colocados à disposição de Várzea Grande que faria um levantamento do risco de vulnerabilidades Social das pessoas envolvidas para saber quem realmente necessita ou se encontra em risco para ser contemplado com um financiamento, já que não é possível, segundo a lei, dar um imóvel gratuitamente para quem quer se seja pelo poder público em qualquer das esferas.

Lembram ainda que a Administração Municipal está tendo todo o cuidado possível para solucionar o impasse a fim de não permitir que em se contemplando as famílias hoje abrigadas no Ginásio de Esporte, acabe promovendo o desrespeito nos direitos daqueles que se inscreveram e concorreram às referidas residenciais e nem se admita a possibilidade de novamente se viver sob a égide do passado da indústria do grilo ou da indústria das invasões.

Reafirma o compromisso do prefeito Kalil Baracat em conjunto com o governador Mauro Mendes de solucionar o problema dessas famílias, mas sem que isto se torne motivação para novas invasões, asseverando ainda que essas mesmas famílias que ali estão precariamente já tiveram seus nomes inseridos no cadastro de inscritos para serem contemplados com residências do Programa Habitacional Verde e Amarelo do Governo Federal.

 

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760