17 de Outubro de 2024
17 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 15 de Outubro de 2024, 17:24 - A | A

Terça-feira, 15 de Outubro de 2024, 17h:24 - A | A

nova avenida

Contorno Leste atinge 78% de execução em dezembro; conclusão depende de novo financiamento

Tribunal de Contas não concedeu autorização de financiamento para concluir a obra em 2024

Da Redação/VGN

Nos próximos dois meses, Cuiabá alcançará 78% da execução da maior via estruturante construída em cinco décadas: o Contorno Leste. A informação foi divulgada pelo prefeito Emanuel Pinheiro durante entrevista ao programa de televisão apresentado pelo deputado estadual Wilson Santos.

A obra foi viabilizada por meio de um financiamento inicial de R$ 129 milhões junto à Caixa Econômica Federal, aprovado pela Câmara de Vereadores em junho de 2019, e beneficiará cerca de 200 mil pessoas. A avenida conecta a região do Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) e já possui 13 km (6,5 km em cada sentido) em uso pela população.

“Deixo um legado quase concluído. Há anos, junto com minha equipe, vislumbrei a interligação de uma região inóspita, sem valor imobiliário e desconectada. Trata-se da construção de uma avenida com 17,3 km em cada sentido, totalizando mais de 34 km nos dois sentidos”, explicou Emanuel Pinheiro. 

O prefeito expressou frustração por não conseguir finalizar a obra até dezembro de 2024. Segundo ele, apesar de buscar neste ano um novo financiamento compatível com a capacidade orçamentária do Município, a autorização do Tribunal de Contas não foi concedida, inviabilizando a conclusão dentro do prazo previsto.

Pinheiro destacou que a avenida Contorno Leste é um símbolo de ousadia e visão estratégica, indo além da mobilidade urbana.

“A obra transcende a mobilidade urbana, impulsiona a economia por meio da criação de empregos e estabelece um importante corredor de expansão, conectando Cuiabá a outros estados. Vou deixar com 75% quase 80% finalizado”, afirmou.

A avenida terá pista dupla, iluminação em LED e ciclovia. Parte do primeiro trecho, entre a BR-364 (Avenida Fernando Corrêa) e o bairro Brasil 21, já foi concluída, e as obras seguem em andamento para a conclusão do percurso total. Além disso, 6,5 km (em cada sentido) que ligam o bairro Brasil 21 ao bairro Dr. Fábio seguem em obras, mas já estão em uso pela população.

O prefeito também lembrou que outro trecho, de aproximadamente 5 km (em cada sentido), entre o bairro Jardim Aroeira e a Rodovia Emanuel Pinheiro, está em fase final de execução e deve ser entregue até o fim do ano, totalizando 78% da obra concluída.

Empréstimo em 2019

Em junho de 2019, por 17 votos a 5, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o pedido de empréstimo no valor de R$ 125 milhões, destinado à construção do Contorno Leste. A Prefeitura contratou o financiamento por meio do programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), na modalidade de apoio financeiro para aplicação em despesas de capital.

Leia mais: Abilio ignora Emanuel Pinheiro e diz que Contorno Leste foi obra de Bolsonaro

 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760