Faltando apenas um dia para encerrar o prazo, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) informou nesta terça-feira (05.05) que 44.654 mil eleitores de Várzea Grande ainda não fizeram o cadastramento biométrico e podem ter os títulos cancelados. O prazo para o cadastramento se encerrar nesta quarta-feira (06.05).
De acordo com dados do TRE/MT, até ontem (04.05) 159.775 mil eleitores já procuram um posto da justiça eleitoral para regularizar situação.
Já em Cuiabá, dados apontam que 376.902 mil eleitores já realizaram o cadastramento biométrico, e outras 98.166 mil ainda continuar com situação irregular. Dados oficiais do Estado mostram que até o momento 1.899.983 milhão já regularizaram sua situação eleitoral enquanto outras 413.743 mil pessoas continuam sem obter a biometria.
Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a regularização temporário de todos os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico deixando-os aptos a votarem nas eleições municipais de outubro. Segundo o TSE, a justificativa foi a pandemia de Covid-19 (coronavírus) que enfrenta todo o país.
Porém, o Corte Suprema Eleitoral afirmou que todos os eleitores que não realizaram o cadastramento biométrico voltarão a ter os títulos cancelados em novembro deste ano.
Lembrando que até que regularize a situação o eleitor com o título cancelado não pode obter a certidão de quitação eleitoral, cuja apresentação se faz necessária para o exercício de diversos direitos civis.
Atendimento
Neste momento de pandemia, com a suspensão do atendimento presencial, as solicitações devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário de Pré-atendimento eleitoral – Título Net.
Para o atendimento digital remoto o eleitor está dispensado da coleta de dados biométricos e do pagamento de multa se oriunda de ausência às urnas. Multas relacionadas a outros motivos devem ser pagas por meio do Pag-Envie.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).