12 de Julho de 2024
12 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 03 de Setembro de 2021, 09:30 - A | A

Sexta-feira, 03 de Setembro de 2021, 09h:30 - A | A

Com tecnologia de ponta

Falta de água em VG: ETA do Cristo Rei será entregue em outubro

O engenheiro explica que a nova estação de tratamento ainda passará por testes e treinamento até funcionar como esperada.

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

VGN

Engenheiro_ETA Cristo

Engenheiro civil, Tony Moraes

 

 

O engenheiro civil, Tony Moraes em entrevista ao nesta quinta-feira (02.08) relatou que a obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cristo Rei, prometida para agosto, deve funcionar em outubro deste ano. Ele explicou que a nova estação de tratamento ainda passará por testes e treinamento até funcionar como esperada.

“Estamos implantando a ETA que vai atender basicamente todo Cristo Rei. Vamos instalar uma bomba na captação do Rio Cuiabá e vai trazer água tratada aqui para ETA e depois de todo tratamento dela, vamos conseguir atender praticamente toda região do Cristo Rei. Temos a previsão de colocar até o início de outubro, dois Skids ( responsável pela medição, correção e registro dos níveis de pH e Cloro presentes na água industrial - parte fundamental no tratamento de águas) que vai dar 100 litros por segundo até o final de outubro colocar mais dois, para ficar 200 litros por segundo, depois tem a parte de testes, treinamento, então até final de outubro, queremos colocar a planta em operação e começar atender a população”, declarou o engenheiro.

Leia mais: Falta de água em VG: Secretários e vereadores visitam ETA do Cristo Rei

Moraes destacou que a nova estação conta com tecnologia de última geração que vai atender quase 100 mil pessoas da região com pouca possibilidade de erros.

Quando você coloca todos os equipamentos de última geração fazendo essa automação, você elimina os erros, ou seja, a qualidade da água que você vai oferecer a população é muito maior

“Aqui mais ou menos vai atender em torno de quase 100 mil pessoas, são 26 mil casas, às vezes quatro pessoas, quase 100 mil pessoas atendidas. Os equipamentos são importados, a tecnologia é de fora, todo sistema da ETA é automatizado, ou seja, aquela questão de ter um operador, ficar controlando, produto químico não vai nada disso, tudo isso aqui será monitorado de forma on-line e em tempo real. Ela vai saber a vazão, turbidez e todos os dados”, declarou.

Leia mais: Com empréstimo, Kalil Baracat investe para solucionar falta de água e asfaltar bairros de VG

Já a ETA Ulisses Pompeu de Campos, que atualmente atende a demanda do Cristo Rei, passará abastecer o centro da cidade e outras regiões e a ETA Júlio Campos para as demais regiões: “E essa ETA onde joga a água tratada para cá, ela vai alimentar a parte do centro de Várzea Grande. A partir do momento que a ETA do Cristo Rei funcionar vamos aliviar a outra, então, além do Cristo Rei, uma parte do centro será beneficiada”, declarou o engenheiro ao .

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760