A avenida General Valle (a rua do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá) é a primeira a receber a faixa exclusiva para ônibus neste ano de 2023, que começa a funcionar nesta segunda-feira (28.08). Os motoristas terão 15 dias educativos para se adaptarem com a faixa, após período estarão sujeitos a multas.
Os motoristas que não respeitarem as faixas nos horários estabelecidos, podem ser multados por infração de trânsito gravíssima, no valor de R$ 293,47, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informou que o período educativo é voltado apenas para a circulação sobre a faixa e não se aplica para quem estacionar no local. Nesse caso, os veículos estacionados poderão sofrer autuações.
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, a medida visa priorizar o transporte coletivo nos horários de maior demanda, proporcionando mais eficiência do transporte para os 205 mil passageiros diários do sistema de transporte coletivo.
Veja os horários:
· Segunda a sexta: das 6h às 8h da manhã e, no final da tarde, entre 17h e 19h;
· Sábados: das 6h às 8h, sendo no período da tarde circulação livre;
· Domingos: os condutores de veículos de passeio poderão circular livremente pela faixa.
Outras avenidas que receberão faixas exclusivas para ônibus são:
· Avenida Djalma Ferreira de Souza, ligando-se à Avenida Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro), próximo ao Massairo Okamura, até alcançar a Avenida do CPA;
· Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores) - da rotatória da Avenida Professora Edna Affi (das Torres) até a Miguel Sutil;
· Avenida José Monteiro de Figueiredo, conhecida como "Lavapés" - abrangendo o trecho próximo ao restaurante Chopão até o Talavera Bar (Santa Rosa), nos dois sentidos.
Leia também: Motoristas devem ficar atentos as obras na General Vale em Cuiabá, nesta sexta (11)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).