Um “Estudo Técnico de Instalação de Equipamentos de Controle Viário”, feito pelo arquiteto urbanista de Várzea Grande Enodes Soares Ferreira, definiu os locais para instalação de radares e lombadas eletrônicas a serem implantadas ao longo de 17 avenidas do município.
Os equipamentos de monitoramento eletrônico serão adquiridos pelo município por meio de licitação, cuja estimativa de custo anual é de mais de R$ 23,5 milhões. Confira matéria relacionada: Prefeitura de VG pretende gastar R$ 23,5 milhões para implantar radares nas avenidas da cidade
“Este estudo tem por objetivo mostrar a necessidade de instalação dos mesmos uma vez que a frota de veículos cresceu significativamente nos últimos anos e a malha viária desta cidade sofreu investimentos que fizeram mudar a dinâmica dos deslocamentos, a conurbação com a Capital do Estado e o movimento pendular de deslocamento, está provocando trânsito e o mesmo gerando, acidentes e que muitas vezes são fatais” cita introdução do estudo técnico.
Conforme consta da justificativa, o “estudo tem como premissa apresentar a realidade atual do sistema viário da cidade de Várzea Grande, apresentando dados de sua malha viária de sua frota veicular e dados dos acidentes que vem ocorrendo sistematicamente em alguns pontos da cidade; e principalmente para justificar a escolha dos pontos onde serão instalados os equipamentos ou dispositivos de controle viário”.
Conforme o documento, “dados do Detran de 2020 apontam que Várzea Grande possui frota de 174.203 veículos. “Com essa quantidade de veículos temos uma taxa de motorização, de um veículo a cada duas pessoas, o que acaba por impactar no trânsito, levando em consideração o aumento exponencial de veículos de outras cidades do estado quase que dobramos a quantidade de veículos circulantes” diz estudo.
Já de acordo com dados da Secretaria Municipal de Defesa Social – Guarda Municipal, o estudo aponta que a avenida com maior número de acidentes sem vítimas nos anos de 2018 e 2019 é a avenida da FEB, com o total de 88 números de acidentes sem vítimas em 2018 e 116 em 2019.
Ainda, conforme estudo, dados do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, Polícia Civil, Delegacia de Trânsito – Deletran, informa que em 2018, Várzea Grande registrou 633 acidentes envolvendo lesão corporal e 55 mortes no trânsito, em 2019 foram 816 acidentes envolvendo lesão corporal e 42 mortes no trânsito, e que esses acidentes estão em sua maioria localizados na avenida Couto Magalhães e avenida Filinto Muller, avenidas essas onde teria o maior fluxo de pedestres circulando.
“Para determinar os pontos onde serão instalados os equipamentos de fiscalização procedemos da seguinte maneira: primeiramente verificamos se os pontos apresentados no estudo de 2016 ainda estavam com os índices necessários ao equipamento, em segundo verificamos se a localidade do equipamento condizia com a realidade local, uma vez que do ano de 2016 para o ano de 2019 (data base), o município de Várzea Grande, passou por grandes obras viárias que alteraram os deslocamentos, e em terceiro foram levantados os novos pontos que surgiram com as alterações no sistema viário” diz trecho do estudo.
Diante dessas informações, o estudo mapeou os pontos a serem fiscalizados para determinar o tipo de equipamento e sua viabilidade técnica e econômica, “buscando esse equilíbrio com a intenção de mostrar à população várzea-grandense a necessidade de educação para o trânsito”. “Este estudo é um marco inicial da fiscalização viária que poderá a qualquer momento ser atualizado e revisto mediante o dinamismo da cidade” aponta.
Veja como ficou definido:
Na avenida Presidente Artur Bernardes, será instalado um registrador de velocidade, tipo barreira eletrônica, fica com display, nas proximidades da FAUSB/ IVE, sentido duplo.
Na avenida Governador João Ponce de Arruda, serão instalados registradores de velocidade tipo radar, fixo sem display, em dois pontos, em sentido duplo: próximo ao Terminal de Cargas, e nas proximidades da Trincheira do 0KM.
Já na avenida da Feb serão instalados registradores de velocidade tipo radar, fixo sem display, nas proximidades da Concessionária Volkswagen, no cruzamento do viaduto da avenida Dom Orlando Chaves, e nas proximidades da Churrascaria Boi Bão.
Na avenida Dom Orlando Chaves, serão instalados registradores de velocidade tipo radar, fixo sem display, nas proximidades da Ponte Nova e nas proximidades da Rua Antônio Jacob. Já em frente à Escola Estadual Emanuel Pinheiro, será instalado um registrador de velocidade tipo barreira eletrônica, fixo com display.
Ainda, será instalado na avenida Dr. Paraná, nas proximidades do Univag e nas proximidades da Ponte Sergio Motta, registradores de velocidade tipo radar, fixo sem display.
Ao longo da avenida 31 de Março, serão instalados quatro registradores de velocidade tipo radar, fixo sem display, nos seguintes locais: nas proximidades da Via 31 Esportiva – Manga, próximo a Rotatória Cristo Rei, próximo a rotatória da Cohab Cristo Rei, e nas proximidades da Delegacia de Polícia do Parque do Lago.
A avenida Senador Filinto Muller, terá dois registradores de velocidade tipo radar, fixo sem display, sendo que um próximo a rua Caruaru, no bairro Jardim Eldorado, e outro próximo a rua 1.000, no bairro Nova Fronteira. Ainda, contará com barreira eletrônica nas proximidades da Escola Honoato, no bairro Marajoara, além de registradores de velocidade, avanço semafórico, parada na faixa, tipo radar, fixo sem display no cruzamento com a rua João Norberto de Barros, no cruzamento com a avenida Presidente Castelo Branco, cruzamento com a Travessa Humaitá, e no cruzamento com a rua Governador Pedro Pedrossian.
Na avenida Mario Andreaza terá três registradores de velocidade tipo radar, fixo sem display, a serem instalados nas proximidades do cruzamento com a Estrada da Guarita, proximidades do condomínio Rubi e Esmeralda e nas proximidades do condomínio Verana Várzea Grande.
Já na avenida Tiradentes, entrada do Nova Esperança será instalado uma barreira eletrônica, fixa com display.
Na avenida Ulisses Pompeu de Campos serão instalados registradores de velocidade tipo radar, fixo sem display – próximo ao Zero KM, próximo à Rua Bom Jesus, e próximo à Rua Gonçalo Domingos de Campos. Já no cruzamento com a avenida Couto de Magalhães será instalado um registrador de velocidade, avanço semafórico, parada na faixa, tipo radar, fixo sem display .
A avenida Governador Júlio Campos terá um registrador de velocidade, avanço semafórico, parada na faixa, tipo radar, fixo sem display, no cruzamento com a avenida Ministro Licínio Monteiro, um registrador de velocidade, avanço semafórico, parada na faixa, tipo radar, fixo sem display no cruzamento com a rua Iara, uma barreira eletrônica em frente ao Sinuelo, e dois radares fixos, sendo que um nas proximidades da Rua Maranhão e outro nas proximidades da Brigstone.
A avenida Couto Magalhães contará com barreiras eletrônicas instaladas na Praça Couto Magalhães, e nas proximidades da Caixa Econômica/ Correios. Ainda, contará com registradores de velocidade, avanço semafórico, parada na faixa, tipo radar, fixo sem display no cruzamento com a Travessa Maracajú, e no cruzamento com a Fenelon Muller.
Na avenida Frei Coimbra, nas proximidades da rua Aleixo Pedroso da Silva terá um radar fixo, nas proximidades da Marajá terá uma barreira eletrônica e no cruzamento com a avenida Alzira Santana um registrador de velocidade, avanço semafórico, parada na faixa, tipo radar, fixo sem display.
A avenida Aleixo Ramos da Conceição, em frente a Escola Irineu Gomes de Campos será instalado uma barreira eletrônica, e nas proximidades da Cerâmica São Sebastião, bem como nas proximidades do Trevo Vila Arthur serão instalados registradores de velocidade tipo Radar, fixo com display.
Na rua Ary Paes Barreto serão instalados dois registradores de velocidade, avanço semafórico, parada na faixa, tipo radar, fixo sem display, sendo que um no cruzamento com a rua Vereador Jorge Witzak e o outro no cruzamento com a rua Professora Isabel Pinto.
Na rua Gonçalo Botelho de Campos serão instalados três registradores de velocidade, avanço semafórico, parada na faixa, tipo radar, fixo sem display, sendo que um no cruzamento da avenida Ary Paes Barreto, um no cruzamento com a rua Professora Isabel Pinto, e um no cruzamento com a rua Vereador Jorge Witzel.
Já na avenida Leôncio Lopes de Miranda terá um registrador de velocidade, avanço semafórico, parada na faixa, tipo radar, fixo sem display, no cruzamento com a avenida das Flores (Jd. Primavera), uma barreira eletrônica em frente a EMEB Antônio Salusto Areias e um radar fixo nas proximidades da avenida Argentina, no bairro 15 de Maio.
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