18 de Outubro de 2024
18 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 30 de Novembro de 2022, 09:05 - A | A

Quarta-feira, 30 de Novembro de 2022, 09h:05 - A | A

CONTRA COVID-19

Estado notificará municípios para ampliarem índice de vacinação; uso de máscara é competência dos prefeitos

Estado recomendou uso de máscara a pessoas com sintomas gripais e crianças, mas decisão cabe aos prefeitos

Lucione Nazareth & Kleyton Agostinho/VGN

Em decorrência do aumento de casos da Covid-19 nas últimas semanas, a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira Silva, disse nessa terça-feira (29.11) que irá notificar formalmente todos os 141 municípios de Mato Grosso para conscientizar a população a se vacinar contra a doença.

Segundo ela, os municípios estão mais próximos do cidadão e podem ter um papel fundamental para aumentar o índice vacinal no Estado. Atualmente, existe baixa procura pela imunização contra o coronavírus.

“A Secretaria pretende fazer uma notificação formal aos 141 municípios pedindo essa ajuda, passando essa orientação, uma vez que a competência é dos municípios. Eles estão mais próximos ao cidadão, ao munícipe e tem essa competência e por isso que pedir que eles façam sua parte de conscientização de campanha vacinal para aumentar esse índice coisa que vai impedir que o cidadão agrave com o Covid, possa precisar de leito de UTI ou venha a óbito”, declarou a gestora.

Sobre a volta do uso de máscara, Kelluby explicou que na semana passada a pasta, por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), recomendou que pessoas com sintomas gripais e estudantes de 5 a 11 anos da rede pública de ensino voltem a usar máscaras, principalmente em ambientes fechados com aglomeração ou com pouca ventilação.

Porém, conforme ela, essa recomendação dependerá da avaliação de cada município em relação ao número de casos registrados e dos leitos hospitalares disponíveis para internação daqueles em estado grave.

“Cabe ao município analisar se houve um aumento quantitativo, em relação aos leitos, se estão mínimos. A competência é deles [municípios] fazer essa avaliação para determinar a volta do uso da máscara ou não. Então eu acho pertinente a avaliação dos municípios”, finalizou.

Leia Também - Sem definir data de concurso público, Kelluby diz que contratação por plantões prevê piso da enfermagem  

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760