08 de Novembro de 2024
08 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2020, 08:26 - A | A

Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2020, 08h:26 - A | A

MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS

Escola Nadir de Oliveira poderá aderir modelo militar com gestão compartilhada pela Seduc

Adriana Assunção/VG Notícias

Foto: José Walison

Assis

 

O modelo militar deve ser implantado na Escola Estadual Nadir de Oliveira,  situada no bairro Jardim Glória I, em Várzea Grande. A informação é do comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, durante discurso na Câmara de Várzea Grande nessa terça-feira (22.12).

“Eu quero o apoio de cada um dos senhores para que possamos sim implantar a nossa escola militar aqui na cidade de Várzea Grande. Nós, através desse projeto de expansão, fizemos dois protocolos de implantação da escola militar, primeiro protocolo - a escola nascendo do zero -, nesse caso o Governo ou a Prefeitura constroem uma unidade escolar e nós começamos do zero através do processo seletivo e vida que segue. Ou a segunda opção, pegar uma escola estadual e converter ela em uma escola militar”, afirmou Assis.

Segundo comandante geral da PM, é inadmissível Várzea Grande não ter uma escola militar no município.  “Para vocês terem uma ideia à escola militar que teve o melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), teve 6.1, enquanto nossa escola de Lucas do Rio Verde, que foi a primeira colocada do Estado teve, 7.1. Isso mostra que a política pedagógica dentro da escola militar ela trás resultado (...). Senhores vereadores façam esse esforço juntamente aos pais dos alunos que estudam na Escola Nadir de Oliveira, que foi a escola escolhida para receber esse presente, para receber essa joia rara que é a escola militar, para que eles entendam todas essa vantagens. Ajude-nos a fortalecer essa ideia”, disse o comandante.

Ele explica que no modelo gestão compartilhada, as vagas para os alunos já matriculados são mantidos pelos militares. Já a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) entra com a coordenação pedagógica.

“Como funcionaria – As vagas para os alunos já matriculados elas serão garantidas, desde que o pai, a mãe ou o responsável aceitem se submeter ao regime da escola militar. Outra situação, os professores serão dispensados? Não. A escola é mantida por duas unidades, pela Polícia Militar e pela Seduc. A Polícia Militar entra com o diretor e com o corpo técnico militar, a Seduc entra com a coordenação pedagógica e corpo de professores e o custeio da escola”, esclareceu o comandante.

Em reunião com o comandante em maio 2019, o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fabio José Tardin - o Fabinho (DEM) solicitou uma escola militar no município, na época, Assis afirmou que a Polícia Militar estava estudando a possibilidade. Já a vereadora Gisa Barros (DEM) vê uma perspectiva de um futuro melhor aos alunos, segundo ela, os alunos precisam de disciplina.

“Eu fico muito feliz com a escolha do Nadir de Oliveira, haja vista que a estrutura que a escola oferece é uma estrutura que pode comtemplar aproximadamente 1200 alunos. Os alunos que estudam no Nadir, terão garantido a matrícula na escola Tiradentes. Eu vejo com bons olhos e com perspectivas de um futuro melhor para os nossos alunos”, declarou Gisa.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Álbum de fotos

Internauta

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760