07 de Outubro de 2024
07 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 04 de Agosto de 2023, 11:05 - A | A

Sexta-feira, 04 de Agosto de 2023, 11h:05 - A | A

sem abastecimento

Escola em VG dispensa alunos por falta de água

A coordenação da escola explicou que essa situação é recorrente e precisam estar constantemente solicitando um caminhão-pipa para o DAE

Giovanna Bitencourt/VGN

Os alunos da Escola Estadual Deputado Milton Figueiredo, localizada na avenida Cruzeiro do Sul, no bairro Jardim dos Estados, em Várzea Grande, precisaram ser dispensados das aulas nesta sexta-feira (04.08), devido à falta de água na unidade escolar.

Conforme a coordenação da escola, na quinta-feira (03) o reservatório da unidade estava totalmente vazio, e por isso, foi solicitado um caminhão-pipa. Contudo, houve dificuldades para encher o reservatório e a escola não foi abastecida.

A coordenação explicou que essa situação é recorrente e precisam estar constantemente solicitando um caminhão-pipa para o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande. Na maioria das vezes, não há condições de manter os alunos na escola sem água, e devido à situação, precisam perder o dia de aula.

Leia mais - Ciclista de VG tem mal súbito e morre a caminho do Pedal da Guarda Municipal

Outro lado – Ao , o DAE explicou por meio de nota que o bairro onde a unidade escolar está localizada faz parte do Sistema 2 de abastecimento, sendo um dos mais antigos em Várzea Grande, por isso, há mais dificuldade para chegar água no local. Entretanto, há planejamento de obras para mudar e melhorar o abastecimento.

O departamento afirmou que está mandando mais um caminhão-pipa para a unidade escolar. Confira nota na íntegra:

NOTA: É de conhecimento público que a cidade de Várzea Grande tem intermitência no abastecimento de água que varia em média de 12 horas com água e 36 sem água. Em algumas partes da cidade o abastecimento é diário e em outros a intermitência é de 12 X 24. Para reverter essa situação que já perdura por vários anos, em 2021 e 2022 foram investidos R$ 200 milhões em recursos públicos da Prefeitura de Várzea Grande, já que o DAE/VG é deficitário, pois pouco mais de 42% dos consumidores pagam suas pendências com o órgão que cobra apenas o que é fornecido.
O bairro onde a escola está localizada faz parte do Sistema 2 de abastecimento, que se trata do mais antigo em operação em Várzea Grande. Estamos fazendo obras de melhorias, como a construção da nova ETA Barra do Pari, com capacidade de 250 litros por segundo ou 21,6 litros por dia, que está sendo construída em parceria com o Governo do Estado e estará pronta e funcionando em 2023, para solucionar o problema de intermitência para essa região da cidade;
Também está em construção a ETA IMIGRANTES, de 125 litros por segundo ou 10,8 milhões de litros por dia que será executada com recursos próprios de Várzea Grande.
Todas essas obras em conjunto e mais os investimentos feitos no sistema 2 irão disponibilizar mais de 200 litros por capita por dia para cada pessoa de Várzea Grande, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima serem necessários 120 litros dia por pessoa em países de clima quente.
Tão logo soubemos que a escola está com o reservatório desabastecido, as providências foram tomadas para que um caminhão pipa seja enviado ainda hoje para a referida unidade escolar.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760