17 de Novembro de 2024
17 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 15 de Janeiro de 2023, 17:55 - A | A

Domingo, 15 de Janeiro de 2023, 17h:55 - A | A

Denúncia

Enquanto falta água em alguns bairros de VG, em outros, vazamentos danificam asfalto

Os moradores entraram em contato com a equipe do VGN para denunciar a falta e o desperdício de água em bairros de Várzea Grande

Giovanna Bitencourt/VGN

Enquanto alguns moradores sofrem com a falta d’água nos bairros, outros sofrem com o desperdício. Essa é a realidade da população de Várzea Grande.

A moradora do bairro Paiaguás, Jéssica Deluqui, denunciou ao na quinta-feira (13.01) que está há uma semana sem água em sua casa. Jéssica diz que os moradores sofrem com esse problema desde 2017. Segundo ela, as construtoras fazem casas sem se preocupar com a questão da água, e a administração do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE) também não se preocupa em abastecer todas as casas.

“Sofremos com a falta de água no Paiaguás, desde 2017. As construtoras vão fazendo casas e o DAE não tem capacidade e administração para abastecer todas as casas e infelizmente estamos sofrendo com isso. O DAE coloca a culpa nas construtoras, e as construtoras culpam DAE, nisso, somente a população é prejudicada”, disse.

Jéssica diz que já tentou falar com o DAE diversas vezes, mas nunca obtém um retorno positivo.

“O DAE alega que aqui no Paiaguás tem muitos inadimplentes, mas se você andar pelo bairro, percebe que todas as casas têm o relógio e o lacre azul, que significa que está tudo ok. Quando é inadimplente, eles colocam o lacre vermelho. Aqui tem rua que a água vem tranquilo, mas tem rua que não. Que não vai nem um pingo”, continuou.

A moradora também diz que após as manifestações feita pelos moradores do bairro, em dezembro de 2022, a água começou a chegar nas casas, porém, neste mês de janeiro, voltou a ser o que era antes.

“Em dezembro que teve as manifestações, a água está vindo que era uma beleza. Agora em janeiro simplesmente não está vindo uma gota”, afirmou.

Leia matéria relacionada - Moradores de VG protestam contra falta de água; DAE diz que abastecimento está na rotina

“Eu tenho um filho de 1 ano, como que faz para cozinhar, lavar e limpar sem água? Ainda nessa crise que o Brasil está vivendo, o dinheiro está difícil, não tem como ficar comprando água”, finalizou a moradora.

Já Hebert Matos, morador do bairro Construmat, em Várzea Grande, reclamou que quando vem água em casa, acontece vazamentos e a água fica minando na rua. Conforme o morador, os vazamentos ficam durante todo dia e noite – quando vem água.

Hebert também conta que o vazamento de água está começando a prejudicar o asfalto.

“Aqui no bairro vem água um dia sim, e outro não. Esses vazamentos aparecem nos dias que vem água, fica a noite e o durante o dia todo vazando. Está começando a estragar o asfalto também”, disse o morador.

“Sempre esse desperdício de água, e com toda certeza, essa conta somos nós que pagamos no final”, afirmou.

Outro lado – A equipe do entrou em contato com Secretário de Comunicação de Várzea Grande, Marcos Lemos, mas não obtivemos retorno até o fechamento da matéria.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760