18 de Novembro de 2024
18 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 15 de Abril de 2022, 08:00 - A | A

Sexta-feira, 15 de Abril de 2022, 08h:00 - A | A

Mato Grosso

Energisa alerta consumidores para evitar acidentes com máquinas agrícolas; 12 mil já foram afetados

Entre os meses de janeiro a março 12 mil consumidores tiveram o abastecimento de energia interrompido após acidentes

Adriana Assunção/VG Notícias

Em Mato Grosso, 12 mil consumidores tiveram o abastecimento de energia elétrica interrompido, entre os meses de janeiro a março de 2022, em razão de acidentes com máquinas agrícolas.

Os dados do primeiro trimestre foram informados pela empresa Energisa nessa quinta-feira (14.04), para alertar os consumidores para os riscos de acidentes, especialmente porque em abril começa a época de colheita do arroz e a finalização da retirada da soja do campo.

Segundo o gerente de operações da distribuidora, José Nelson Quadrado Junior, a maioria dos acidentes foi ocasionado por batidas em postes e torres, que cortam muitas vezes as áreas produtivas, entre redes privadas e coletivas.

Também foram registrados acidentes quando o maquinário acaba enroscado nas redes elétricas.

Leia também: Kalil descarta boicote e diz que abastecimento de água será regularizado em bairros de VG

VEJA DICAS DA EMPRESA PARA EVITAR ACIDENTES

Antes dos manuseios dos maquinários, é de extrema importância que seja feito reconhecimento do local, planejamento das atividades e a mensuração para que a altura e largura da máquina mantenha uma distância segura da rede. “Máquinas agrícolas devem respeitar a distância segura da rede e os caminhões nunca devem circular debaixo da rede.”, reforça Victor Hugo.

Se um veículo encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário (exceto em caso de princípio de incêndio). Nesse momento, deve-se chamar imediatamente a Energisa e os Bombeiros, que desligarão o fornecimento de energia da forma correta antes de resgatar o condutor;

Na movimentação de máquinas e tratores, é preciso ter cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres ao chão. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar. Desvie deles; no carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;

Jamais operar a abertura da caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica; A vegetação deve estar sempre podada para facilitar a visualização da rede elétrica; nunca permita que o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica; Tomar cuidado com queimadas, pois colocam em risco a vida da população e podem danificar as estruturas do sistema elétrico, causando a queda de postes e torres, provocando curtos-circuitos, rompimento de cabos e quedas de energia.

Se algum animal for atingido por cabo de energia, não deve ser removido antes de entrar em contato com a concessionária e se certificar que a energia foi interrompida e assim evitar mais acidentes. Consta entre as dicas, que as cercas devem ser sempre seccionadas e aterradas, de modo a evitar acidentes com raios em períodos chuvosos. "A chave de proteção da rede elétrica não deve ser religada em casos de falta de energia. Isso oferece riscos à segurança no local e o autor pode responder criminalmente por este ato."

SERVIÇOS – Para tirar dúvidas ou em casos de urgência e acidentes, a Energisa deve ser procurada pelos canais de atendimento oficiais: Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android); Assistente virtual (WhatsApp) - (65) 99999 7974 ou pelo site www.energisa.com.br . Consta ainda, agências de atendimento presencial e call center - 0800 6464 196

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760