26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 09 de Novembro de 2017, 14:06 - A | A

Quinta-feira, 09 de Novembro de 2017, 14h:06 - A | A

PUNIÇÃO

Empresa que pagava propina na gestão de Roseli Barbosa é proibida de participar de licitações no Estado

Redação VG Notícias

CGE

 

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e a Controladoria Geral do Estado (CGE) multaram em cerca de R$ 150 mil e suspenderam a empresa Elza Ferreira dos Santos Serviços (Seligel) de participar de licitações e contratar com a administração pública em todo o país pelo período de 1 ano. A empresa foi citada na delação premiada da ex-primeira-dama Roseli Barbosa, esposa do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e ex-secretária da Setas.

As penalidades foram publicadas no Diário Oficial do Estado que circuloun ontem e decorrem de processo administrativo no qual ficou caracterizada a inexecução do contrato firmado em 2012 de terceirização de mão de obra para prestar atendimento ao público no Sistema Nacional de Emprego (Sine/MT) no ano de 2014. Dessa forma, a empresa foi inscrita no Cadastro Estadual de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), mantido pela CGE.

Cópia dos autos que resultou na aplicação das sanções foi encaminhada ao Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) para inscrição da referida pessoa jurídica também no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas. O processo administrativo foi instaurado por meio da Portaria publicada no Diário Oficial do Estado do dia 5 de novembro de 2015, com fundamento na Lei de Licitações.

A CGE está na fase de admissibilidade de processo administrativo de responsabilização em desfavor da empresa, desta vez com base na Lei Anticorrupção, por causa do suposto envolvimento em práticas de corrupção narradas pelo ex-governador Silval Barbosa e sua esposa, Roselil Barbosa, no acordo de colaboração premiada firmado com a Procuradoria-Geral da República (PGR). A Lei Anticorrupção possibilita ressarcir o erário público na proporção das vantagens indevidas obtidas e impedir que as empresas voltem a participar de licitações com a administração pública em todo o país.

Em 25 de setembro de 2017, a CGE enviou ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o compartilhamento formal das provas e documentos do acordo de colaboração premiada, a fim de subsidiar as providências administrativas de responsabilização dos agentes públicos e fornecedores citados. A CGE está no aguardo de retorno acerca do pedido de compartilhamento.

DELAÇÃO - Roseli Barbosa disse em delação premiada que a empresa Seligel repassava R$ 10 mil por mês, para ajudar o gabinete da Setas/MT a pagar despesas extras, em troca, mantinha contratos na pasta.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760