O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) autorizou os taxistas da Capital a conceder até 40% de desconto na tarifa dos táxis no município pelos próximos 90 dias. A medida foi publicada por meio de decreto publicado na no Diário Oficial de Contas (DOC) que circulou nessa sexta-feira (07.07).
De acordo com a publicação, a concessão da medida foi realizada levando em conta a diminuição no poder de compra da população nos últimos anos.
“Considerando que é de interesse direto dos usuários dos serviços públicos e dos serviços de utilidade pública a concessão de desconto tarifário por ato volitivo do prestador do serviço de taxi, sobretudo pelo fato do poder de compra (aquisição de bens e serviços) da população brasileira ter diminuído nos últimos anos, segundo os institutos de pesquisa”, diz trecho extraído da publicação.
Além disso, Pinheiro atendeu a uma reivindicação dos taxistas, que alegam estarem sendo lesados financeiramente pela concorrência desleal com os aplicativos de celulares (como Uber). Com o desconto, os taxistas pretendem não perder mais clientes para os motoristas de aplicativos e assim poder proporcionar preços mais acessíveis aos usuários dos táxis. Lembrando que os serviços de aplicativo não pagam impostos relacionados ao transporte de passageiros.
No decreto cita que o permissionário do serviço de táxi de Cuiabá está autorizado a conceder desconto de 10 % até 40% em cima do valor da tarifa registrada no taxímetro. O desconto valerá por 24 horas do dia, sendo o taxista responsável por sua aplicação.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).