Os eleitores de Várzea Grande não estão buscando a Justiça Eleitoral para realizar a revisão de seus dados e o cadastramento biométrico. Prova disso é que das 10.873 vagas disponíveis em agosto no sistema de agendamento, apenas 1816 foram preenchidas até esta quarta-feira (02/08). O comparecimento é obrigatório e quem não atender à convocação terá o título eleitoral cancelado.
A escassa procura de eleitores de Várzea Grande pelo atendimento tem sido motivo de preocupação por parte da Justiça Eleitoral. É o que explica a analista judiciária, Fabiana Lima da Silva e Sá. "Trata-se de um município com quase 181 mil eleitores, dos quais, 130 mil ainda não participaram nem da revisão e nem do cadastramento biométrico. Temos até fevereiro de 2018 para concluir os trabalhos. Seria impossível atender toda essa demanda nas últimas semanas. A revisão precisa acontecer agora e com grande adesão para que não haja filas no futuro. Temos duas centrais que precisam funcionar em sua máxima capacidade de atendimento".
Fabiana destaca ainda que a Justiça Eleitoral está preparada para atender o cidadão no horário e data que lhe convenha, basta que o mesmo acesse o sistema de agendamento. "O formato do agendamento torna o atendimento mais ágil, evita filas e traz comodidade. É uma ferramenta útil, mas que para atingir sua principal finalidade precisa da cooperação dos usuários".
A agenda está disponível no Portal da Justiça Eleitoral na Internet (www.tre-mt.jus.br). Também é possível agendar por telefone gratuitamente no número: 0800-6478191.
Veja os locais de atendimento em Várzea Grande:
A Central de Atendimento ao Eleitor, que pertence à 20ª e à 58ª zonas eleitorais, funciona na Avenida Castelo Branco, número 47, Centro, e está aberta das 8h às 18h. Esta unidade conta com mais guichês de atendimento e portanto, há mais vagas disponíveis, que para este mês foi de 8.293. Essa Central fica a cerca de 200 metros da Avenida do Terminal Rodoviário André Maggi e está próximo de várias agências bancárias (Caixa Econômica Federal, Bradesco e Siccob), uma agência dos correios e uma lotérica. Nestes locais, podem ser efetuados o pagamento de multas eleitorais.
O eleitor também pode fazer a revisão, entre 8h às 18h, na Central de Atendimento ao Eleitor que pertence à 49ª Zona Eleitoral e está situada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, número 2.367, bairro: Cristo Rei. Nesta Central, o horário de atendimento é das 7h30 às 13h30. Por ser menos, esta unidade tem a capacidade de atender 2580 cidadãos por mês.
Documentos necessários:
- Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei);
- Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra).
- Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título).
Atenção: A CNH não é aceita como documento de identificação para o alistamento (1º título).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).