O secretário interino de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros confirmou a reportagem do VGN, na tarde desta segunda-feira (29.03), que as portas do Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos, popular Fiotão, serão abertas na próxima quarta-feira (31.03), para imunizar exclusivamente 600 idosos na faixa etária de 70 anos acima.
O secretário reforçou que um Dia D está sendo programado para a próxima quinta, dia 1º de abril, ou sábado (03) para vacinar todas as faixas etárias acima de 70 anos e profissionais da saúde. O local é o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), na Clínica Médica, assim como pelo drive-thru.
Segundo ele, com essas duas ações, a Prefeitura pretende concluir essa faixa etária para poder, no máximo, até a próxima semana abrir os cadastrados para faixa etária de 65 a 69 anos.
Leia mais
Uma semana após a morte da esposa, ex-vereador é mais uma vítima da Covid-19
Kalil paga hoje salário dos servidores de Várzea Grande; confira
“Esta semana pretendemos concluir essa faixa etária para podermos descer para 65 a 69 anos. Mas quero lembrar que o fato de abrir uma nova faixa etária, não significa que as faixas etárias que já passaram estão fechadas. Aqueles que não foram vacinados podem procurar a Prefeitura, pois o sistema fica constantemente aberto para realizar o cadastro, e eles não perdem a vaga, mas precisam comprovar que moram no município”, ressaltou o secretário.
Gonçalo explicou que o prefeito Kalil Baracat (MDB), pediu para expandir a capacidade estrutural de vacinação, ampliando os pontos. Conforme ele, diminuindo a faixa etária, a tendência é aumentar o número de pessoas. Ele disse que para a próxima faixa de 65 a 69 anos, provavelmente um espaço de apoio será aberto na região do Mapim.
“Exemplo é o Fiotão que vamos abrir pelo fato da faixa etária de 70 a 75 anos ter uma população um pouco maior. Por isso precisou de um apoio, pois não dá para ficar só na Univag e o prefeito quer que atenda todos em um espaço adequado a fim de evitar aglomeração”.
A reportagem questionou se a vacinação está acompanhando a estimativa prevista pelo município, Gonçalo disse que sim, salientando os números de vacinados no último sábado (27), na Univag. “Conseguimos vacinar 3.112 pessoas, isso significa um pouco mais de 1% da população. Foram vacinados 3.092 na primeira dose e 20 na segunda dose. E também foram vacinados ontem (28) 40 acamados”, explicou.
O município superou os 15 mil vacinados desde quando iniciou a campanha de imunização contra a covid-19, ou seja, 6% da população já foi imunizada. Nesta semana mais 3 mil e poucas vacinas devem estar chegando.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).