10 de Novembro de 2024
10 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 31 de Dezembro de 2021, 08:54 - A | A

Sexta-feira, 31 de Dezembro de 2021, 08h:54 - A | A

Histórias de Superação

Em 2021, idosa ingressa na faculdade, gari se forma em direito e heróis de fardas salvam vidas

Também em 2021, mulheres sobreviventes de acidentes graves e literalmente renasceram

Adriana Assunção/VGN

O ano de 2021 foi marcado por belas histórias de superação e exemplos de vontade de crescer na vida. Tivemos heróis de farda e sobreviventes de acidentes graves, que literalmente renasceram.

Inspiramos com o exemplo da moradora do bairro Jardim Paula I, em Várzea Grande, Isaura da Silva Martins, 71 anos, que demonstrou superação ao ingressar na faculdade de Serviço Social.

Em entrevista ao , em maio deste ano, Isaura contou que voltou a estudar em 2018 por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), não desistiu durante a pandemia do novo coronavírus. Isaura, que também é catequista na igreja Nossa Senhora Perpétuo Socorro, no bairro Marajoara, descreveu como “um grande sacrifício" e  "triste" os jovens e adolescentes desistiram de estudar.

Leia mais: Com sacrifício, idosa de VG se torna inspiração ao concluir ensino médio e ingressar na faculdade

Conhecemos também Marinéia Rodrigues da Silva, 44 anos, que 'renasceu' — depois de "sobreviver" a um acidente. Em 10 de junho, na Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande, seu veículo Nissan Versa foi esmagado por duas carretas. “Eu imaginei: Será que eu me quebrei toda?”

Marineia relatou que sentiu um desejo de viver: “Eu trabalhei ‘rapidão’ a minha mente e comecei a mexer os meus dedos, aí eu tive a convicção que eu iria sair dali com vida. Eu senti o desejo de viver, de ver a minha família.”

Leia mais: Sobrevivente que teve carro esmagado em VG diz que renasceu: “Senti o desejo de viver"

Em agosto deste ano, conhecemos a história da servidora de Várzea Grande, Ketlly Cristina da Silva, 25 anos, a agente de limpeza — “gari” — que conseguiu ultrapassar seus limites e conseguiu concluir o curso de Direito e estuda para passar no exame de ordem para exercer advocacia.

O exemplo de dedicação aos estudos e humildade de quem superou preconceito e demonstrou vontade de vencer na vida, comoveu o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) que elevou seu cargo e a tornou membro da Procuradoria Geral do Município, no setor de Procon-MT. Atualmente, Ketlly completa quatro meses na função. “Estou gostando muito e Graças a Deus estou aprendendo muito. Além disso, neste setor tenho a oportunidade de ajudar as pessoas”, disse a jovem ao .

Leia mais: Gari de VG que andou 10 km para concluir faculdade de direito é nomeada na Procuradoria Geral

Também moradora de Várzea Grande, Domingas Rodrigues Medeiros, 53 anos, emocionou a todos por sobreviver a um “ataque” de cães da raça Rottweiler, no bairro Verdão, em Cuiabá. Dona Domingas estava trabalhando como cuidadora de idosa há apenas um mês, e teria conseguido aquele serviço através de uma agência de empregos. As imagens do ataque viralizaram e chocaram pela agressividade dos animais.

Ao Dona Domingas contou que além dos cuidados com a idosa, foi designada duas vezes ao dia alimentar e limpar o canil onde ficavam os cachorros. Segundo ela, naquela segunda, ela foi até o canil, assim como já havia ido à parte da manhã, limpou, colocou água e alimento para os animais, no entanto, ao sair do canil, ela caiu, e eles fugiram e a atacaram. “Eles me jogaram no chão, me arrastaram e me mordiam em todos os lugares”, contou.

Leia mais: Queda em canil causou ataque de Rottweliers, diz cuidadora de idosa

Tivemos os heróis de fardas, policiais e bombeiros que realizaram diversos salvamentos. Em dezembro deste ano, um menino de um ano se engasgou sendo salvo por militares do 5.º Batalhão do Corpo de Bombeiros (CBM), do município de Nova Mutum (a 240 km de Cuiabá). Câmeras de segurança do pátio da unidade registraram o momento em que a mãe desce e entrega o filho ao militar.

A criança chegou desacordada e não respirava. O bombeiro, rapidamente iniciou a manobra de desobstrução das vias áreas. Após o processo, o militar percebeu uma secreção saindo da boca e nariz da criança, que voltou a respirar.

Leia mais: Mãe entrega bebê desacordado e bombeiro salva criança engasgada em MT

Também, em dezembro, a equipe do tenente Marcos de Melo, do 4° Batalhão da Polícia Militar foi um destes heróis ao evitar uma tentativa de suicídio na beira da BR que liga que Várzea Grande a Jangada (a 84 km de Cuiabá). Na ocasião, o homem tentava se matar pendurado em uma corda na árvore, o militar evitou a tragédia subindo na árvore e cortando a corda.

Leia mais: PM salva homem que tentava suicídio na estrada que liga VG a Jangada

Já Larissa de Campos Barros, 25 anos, sem vislumbrar uma saída para ajudar o marido a sustentar os cinco filhos menores — acreditou que tirar a própria vida seria a solução. Contudo, encontrou num momento de desespero, a solidariedade bater à sua porta.

A moradora do bairro São Matheus, em Várzea Grande, tentou pular da Ponte Júlio Müller, no domingo (19.12), mas foi socorrida por policiais militares. No momento da quase tragédia, relatou que o marido estava desempregado, fazia apenas "bicos", para sustentar a família, cinco crianças menores, pagando aluguel e recebendo apenas bolsa-família.

Larissa recebeu doações de alimentos, roupas, entre outros objetos  doados por anônimos, políticos e pelas primeiras-damas do Estado, Virgínia Mendes e de Várzea Grande, Kika Dorilêo. "Eu estou alegre, vai ter todas as coisas para os meus filhos, alimentos e muitas coisas.”

Leia mais: “É ruim passar dificuldades, ver seu filho chorar e não ter o que dar”, diz Larissa após tentativa de suicídio

Os mato-grossenses também se comoveram com a “luta” da enfermeira Marina Pedroso Ardevino, 35 anos, que recorreu à Justiça, à imprensa e às autoridades políticas para reencontrar a filha Isadora Praeiro Pedroso Ardevino, 8 anos.

A “luta" teve um desfecho após 113 dias, quando a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, da Primeira Câmara de Direito Privado, concedeu em 5 de dezembro a guarda unilateral da criança para a mãe.

Isadora Praeiro foi “levada” pelo pai, advogado João Vítor Almeida Alves Praeiro, 37 anos, sem autorização, no período em que tinham guarda compartilhada.

Leia mais: Reencontro de mãe e filha “sequestrada” pelo pai é adiado; avós têm 48 horas para entregar menor

Além destes exemplos citados pelo existem muitas outras histórias de superação. O importante é não desistir de tentar!  Segundo Albert Einstein, "há duas formas para viver a sua vida. Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre".

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760