Termina no próximo dia 2 de maio o prazo para que o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições, ou não pagou as multas correspondentes, regularize sua situação perante a Justiça Eleitoral. Os eleitores que não regularizarem sua situação podem ter o título cancelado.
Importante ressaltar que nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, onde estão sendo realizadas revisões do eleitorado com biometria, o atendimento acontece mediante agendamento. Os eleitores devem agendar seu atendimento pelo 0800.647.8191 ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso na internet, no link http://www.tre-mt.jus.br/eleitor/biometria.
Em Cuiabá, 11.247 eleitores encontram-se nessa sua situação e podem ter o título cancelado, caso não procurem a Justiça Eleitoral para regularizar. Em Várzea Grande são 4.597 eleitores e em Sinop 3.173 se ausentaram nas últimas três eleições, sem apresentar a justificativa. Veja ao final desta matéria a relação por município.
A Justiça Eleitoral ressalta que cada turno é considerado uma eleição. Assim, se um eleitor de Cuiabá faltou no segundo turno das eleições 2014 e nos dois turnos das eleições de 2016, sem justificar as ausências, é necessário procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a pendência. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.
Os eleitores analfabetos, os que tinham entre 16 e 18 anos no dia do pleito e os maiores de 70 anos não são obrigados a justificar ausência às urnas, visto que, para eles, o voto é facultativo.
Para fazer a regularização o eleitor deve apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).