A chapa da oposição liderada pela professora Marluce Aparecida Souza e Silva está à frente na apuração parcial do segundo turno da consulta para a reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com 51% dos votos válidos. A chapa do atual reitor, Evandro Soares, aparece em segundo lugar com 47,3%. A apuração ainda está em andamento, mas a diferença entre as duas chapas é considerada irreversível. Se confirmado o resultado, a UFMT terá uma nova reitora a partir de outubro deste ano.
No primeiro turno, realizado em 6 de março, quatro chapas disputaram a eleição: três de oposição à gestão atual e a própria gestão buscando a reeleição. As chapas de oposição conquistaram juntas 67% dos votos válidos, demonstrando o desejo de mudança por parte da comunidade universitária.
A chapa 1, liderada pela professora Marluce, obteve 26,50% dos votos e avançou para o segundo turno. As outras duas chapas de oposição, em um gesto de união, declararam apoio à chapa 1 para o segundo turno.
A apuração parcial da votação do segundo turno da consulta, realizada nesta terça-feira (2), confirma a força da oposição. Com os votos eletronicos apurados, a chapa 1, liderada pela professora Marluce, está com 51% dos votos, sendo 3,7% à frente da chapa do atual reitor, que obteve 47,3%. Ainda falta apurar os votos em separados.
Este resultado, parcial, indica que a chapa 1 deve vencer a consulta e a professora Marluce será a nova reitora da UFMT. A posse da nova gestão está prevista para outubro deste ano.
Proximos passos
Com a apuração da consulta para reitoria da UFMT finalizada pela Comissão Eleitoral, o próximo passo será a eleição no colégio eleitoral da instituição. O colégio é composto por representantes dos órgãos colegiados da universidade e tem a função de formar uma lista tríplice com os nomes dos candidatos mais votados.
A lista tríplice será então enviada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que terá a prerrogativa de escolher a pessoa a ocupar o cargo.
Leia Também; Oposição domina primeiro turno na UFMT com 67% dos votos; eleição será decidida no segundo turno
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).